Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/9318
Título: | ANÁLISE DO PERFIL DE ENGAJAMENTO UNIVERSITÁRIO DOS ESTUDANTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UFMA BASEADO NA ESCALA QUADRIDIMENSIONAL EAE-E4D |
Título(s) alternativo(s): | ANALYSIS OF THE UNIVERSITY ENGAGEMENT PROFILE OF ACCOUNTING STUDENTS AT UFMA BASED ON THE FOUR-DIMENSIONAL SCALE EAE-E4D |
Autor(es): | VIANA, Kristin Ribeiro |
Palavras-chave: | engajamento estudantil; ciências contábeis; escala EAE-E4D; ensino superior student engagement; accounting; EAE-E4D scale; higher education |
Data do documento: | 17-Jul-2024 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | Este estudo analisa o engajamento acadêmico dos estudantes de Ciências Contábeis da UFMAde São Luís do Maranhão. O objetivo é entender como os estudantes se posicionam emrelação ao seu aprendizado, utilizando a escala multidimensional EAE-E4D de Veiga (2018).A pesquisa visa contribuir para o aprimoramento do ensino e aprendizagem no curso,fornecendo um diagnóstico baseado na percepção dos estudantes. O estudo tem umaabordagem qualitativa, com caráter exploratório e descritivo. Os dados foram coletados viaquestionário online enviado a todos os estudantes ativos do curso, resultando em 202respostas (57,88% dos matriculados em 2023.2). O questionário continha perguntassociodemográficas, a escala para avaliar o engajamento nas dimensões cognitiva, emocional,comportamental e agenciativa, além de questões sobre desafios, limitações, experiências ehabilidades desenvolvidas. Os resultados mostram o perfil de engajamento comportamentalcomo sendo o predominante, e o segundo, o perfil afetivo. A utilização da escala EAE-E4Dmostrou-se eficaz para compreender o engajamento dos alunos, sugerindo que as instituiçõesde ensino superior podem desempenhar um papel crucial na criação de um ambiente deaprendizado que inspire e envolva os alunos. Estudos futuros podem explorar o engajamentoespecífico das mulheres, comparar o engajamento de estudantes no início e no final do curso einvestigar o engajamento dos professores. Além disso, a aplicação de outras escalas podeenriquecer ainda mais o entendimento sobre o engajamento acadêmico. |
Descrição: | This study analyzes the academic engagement of Accounting Science students at the Centerfor Social Sciences at UFMA in São Luís do Maranhão. The objective is to understand howstudents position themselves about their learning, using the EAE-E4D multidimensional scaleby Veiga (2018). The research aims to contribute to the improvement of teaching and learningin the course, providing a diagnosis based on students' perceptions. The study has a qualitativeapproach, with an exploratory and descriptive character. Data were collected via an onlinequestionnaire sent to all active students on the course, resulting in 202 responses (57.88% ofthose enrolled in 2023.2). The questionnaire contained sociodemographic questions, the scaleto assess engagement in the cognitive, emotional, behavioral, and agentive dimensions, aswell as questions about challenges, limitations, experiences, and skills developed. The resultsshow the behavioral engagement profile as being the predominant one, and the second, theaffective profile. Using the EAE-E4D scale proved to be effective in understanding studentengagement, suggesting that higher education institutions can play a crucial role in creating alearning environment that inspires and engages students. Future studies could explorewomen's specific engagement, compare student engagement at the beginning and end of thecourse, and investigate teacher engagement. Furthermore, the application of other scales canfurther enrich the understanding of academic engagement. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/9318 |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciências Contábeis do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
KRISTIN RIBEIRO VIANA.pdf | TCC de Graduação | 958,64 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.