Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/931
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Sousa, Sarah Hapuque Ferreira de | - |
dc.date.accessioned | 2017-03-28T16:33:47Z | - |
dc.date.available | 2017-03-28T16:33:47Z | - |
dc.date.issued | 2016-08-06 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/931 | - |
dc.description | Monografia apresentada ao Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Maranhão, Centro de Ciências Agrárias e Ambientais, como exigência parcial para a obtenção do título de Bacharelado e Licenciatura plena em Ciências Biológicas. | pt_BR |
dc.description.abstract | A questão formação de professores está cada vez mais se destacando nos espaços escolares. Diante disto, este trabalho propôs-se a investigar a formação e atuação dos professores do ensino de biologia da educação básica nas escolas públicas da rede estadual do ensino médio em Chapadinha/Maranhão. Para a coleta de dados, foram levantadas informações por meio de visitas nas escolas, aplicação de questionários semiabertos e entrevistas. Treze professores participaram da pesquisa e os resultados indicaram que a maioria dos docentes de biologia (9) tem formação específica na área. Os professores relatam a necessidade de melhoria nas estratégias didáticas utilizadas. A quantidade, a disponibilidade dos recursos oferecidos nas escolas e a falta de laboratórios de ciências foram apontados pela maioria dos docentes como fatores que dificultam o ensino de biologia. Nove professores entrevistados relataram a participação recente no Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio o qual apresentou uma influência positiva para a capacitação profissional destes professores. Nesse sentido, a prática pedagógica é fortemente influenciada pelos saberes docentes, experiência de vida, história profissional, as relações com os alunos e demais atores da comunidade escolar e as expectativas de melhoria na qualidade do ensino e valorização do professor perpassam por políticas de formação e melhorias nas suas condições de trabalho. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Biologia | pt_BR |
dc.subject | Ação Docente | pt_BR |
dc.subject | Formação Continuada | pt_BR |
dc.subject | Biology Teaching | pt_BR |
dc.subject | Teaching Activities | pt_BR |
dc.subject | Continuing Education | pt_BR |
dc.title | FORMAÇÃO DOCENTE: DIAGNÓSTICO DA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOS PROFESSORES DE BIOLOGIA DAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE CHAPADINHA/MA | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciências Biológicas do Campus de Chapadinha |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SarahHapuque.pdf | 324,36 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.