Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/931
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSousa, Sarah Hapuque Ferreira de-
dc.date.accessioned2017-03-28T16:33:47Z-
dc.date.available2017-03-28T16:33:47Z-
dc.date.issued2016-08-06-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/931-
dc.descriptionMonografia apresentada ao Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Maranhão, Centro de Ciências Agrárias e Ambientais, como exigência parcial para a obtenção do título de Bacharelado e Licenciatura plena em Ciências Biológicas.pt_BR
dc.description.abstractA questão formação de professores está cada vez mais se destacando nos espaços escolares. Diante disto, este trabalho propôs-se a investigar a formação e atuação dos professores do ensino de biologia da educação básica nas escolas públicas da rede estadual do ensino médio em Chapadinha/Maranhão. Para a coleta de dados, foram levantadas informações por meio de visitas nas escolas, aplicação de questionários semiabertos e entrevistas. Treze professores participaram da pesquisa e os resultados indicaram que a maioria dos docentes de biologia (9) tem formação específica na área. Os professores relatam a necessidade de melhoria nas estratégias didáticas utilizadas. A quantidade, a disponibilidade dos recursos oferecidos nas escolas e a falta de laboratórios de ciências foram apontados pela maioria dos docentes como fatores que dificultam o ensino de biologia. Nove professores entrevistados relataram a participação recente no Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio o qual apresentou uma influência positiva para a capacitação profissional destes professores. Nesse sentido, a prática pedagógica é fortemente influenciada pelos saberes docentes, experiência de vida, história profissional, as relações com os alunos e demais atores da comunidade escolar e as expectativas de melhoria na qualidade do ensino e valorização do professor perpassam por políticas de formação e melhorias nas suas condições de trabalho.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de Biologiapt_BR
dc.subjectAção Docentept_BR
dc.subjectFormação Continuadapt_BR
dc.subjectBiology Teachingpt_BR
dc.subjectTeaching Activitiespt_BR
dc.subjectContinuing Educationpt_BR
dc.titleFORMAÇÃO DOCENTE: DIAGNÓSTICO DA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOS PROFESSORES DE BIOLOGIA DAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE CHAPADINHA/MApt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Biológicas do Campus de Chapadinha

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SarahHapuque.pdf324,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.