Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/934
Título: Educação ambiental para consumo racional da água: uma abordagem socioambiental crítica para sensibilização dos alunos do 9º ano de uma escola de ensino fundamental em Chapadinha-MA
Autor(es): Santos, Samira Costa
Palavras-chave: Itamacaoca
crise hídrica
recurso natural e desenho
Data do documento: 2-Set-2016
Resumo: A cada dia, as formas de acesso a água se tornam cada vez mais precárias, devido à escassez deste recurso natural. O objetivo deste estudo foi analisar o desenvolvimento de uma proposta de educação ambiental, numa perspectiva construtivista, envolvendo a água como tema gerador. Foram utilizados desenhos para avaliar a percepção dos alunos sobre a necessidade de uma revisão de costumes e valores para que seja dada a devida importância a água. Os resultados mostram que na percepção dos alunos os problemas ocasionados pelas ações antrópicas descontroladas atingem diretamente o reservatório de água da Itamacaoca, provocando a crise hídrica na cidade, e a solução apontada pelos mesmos seria a restauração dos fatores bióticos e abióticos do local.
Descrição: Monografia apresentada a Coordenação do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Maranhão, Centro de Ciências Agrárias e Ambientais, como pré-requisito para a obtenção do título de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/934
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Biológicas do Campus de Chapadinha

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SAMIRACOSTASANTOS.pdf946,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.