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Título: ANÁLISE DA ÁGUA EM BEBEDOUROS DE ESCOLAS EM GRAJAÚMA E SUA ABORDAGEM NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Título(s) alternativo(s): ANALYSIS OF WATER IN DRINKING FOUNTAINS AT SCHOOLS IN GRAJAÚMA AND ITS APPROACH IN ENVIRONMENTAL EDUCATION
Autor(es): GONÇALVES, Maria Aparecida Barros de Faria
Palavras-chave: escola;
potabilidade;
saúde pública;
sensibilização ambiental
school;
potability;
public health;
environmental awareness
Data do documento: 2025
Editor: UFMA
Resumo: A qualidade da água potável é um fator essencial para a saúde humana, especialmente no ambiente escolar, onde crianças estão em constante exposição a diferentes fontes de contaminação. Este estudo analisou a qualidade da água de bebedouros em duas escolas de Grajaú-MA, avaliando aspectos físico-químicos e microbiológicos para determinar sua potabilidade e os riscos associados ao consumo. A pesquisa envolveu coletas de amostras em duas escolas na cidade de Grajaú, Maranhão, aplicando metodologias laboratoriais para identificação de contaminantes utilizando um kit de análises de parâmetros físico-químicos da Alfakit®, no período de novembro a dezembro de 2024. Além, disso foram realizadas palestras com duas turmas de 7º e 8º ano das escolas participantes sobre o uso correto da água, e aplicados questionários iniciais e finais sobre o tema abordado, visando a promoção da Educação Ambiental. Os resultados para análise físicoquímica e microbiológica demonstraram que as amostras analisadas estavam dentro dos padrões estabelecidos pela legislação, sem indícios de contaminações. Nas análises dos questionários, observou-se uma maior sensibilização sobre os cuidados com a água. A exemplo, uma estimativa que passou de 40% para 80% sobre atitudes simples que podem contribuir para economia de água, como fechar a torneira ao escovar os dentes. Este trabalho promoveu a educação ambiental nas duas escolas, sensibilizando a comunidade escolar sobre a importância da conservação da água e do saneamento adequado. Conclui-se que o monitoramento e adoção de práticas sustentáveis são fundamentais para garantir a segurança hídrica nas escolas e minimizar os riscos à saúde dos alunos.
Descrição: The quality of drinking water is an essential factor for human health, especially in the school environment, where children are constantly exposed to different sources of contamination. This study analyzed the quality of drinking water from fountains in two schools in Grajaú-MA, evaluating physicochemical and microbiological aspects to determine its potability and the risks associated with consumption. The research involved sample collections in two schools in the city of Grajaú, Maranhão, applying laboratory methodologies to identify contaminants using an Alfakit® physicochemical parameter analysis kit, during the period from November to December 2024. Additionally, lectures were given to two classes of 7th and 8th-grade students from the participating schools on the correct use of water, and initial and final questionnaires were administered on the topic, aiming to promote Environmental Education. The results of the physicochemical and microbiological analysis showed that the analyzed samples were within the standards established by legislation, with no signs of contamination. In the questionnaire analyses, an increased awareness of water conservation was observed. For example, the estimated percentage of students adopting simple actions to save water, such as turning off the tap while brushing their teeth, increased from 40% to 80%. This study promoted environmental education in both schools, raising awareness in the school community about the importance of water conservation and proper sanitation. It is concluded that monitoring and adopting sustainable practices are essential to ensuring water security in schools and minimizing health risks for students.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/9347
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de Grajaú

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