Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/9348
Título: | DIFICULDADE DE APRENDIZADO EM MATEMÁTICA: Desafios e abordagens atuais no ensino fundamental em uma escola pública de Grajaú-Ma |
Título(s) alternativo(s): | LEARNING DIFFICULTIES IN MATHEMATICS: Current challenges and approaches in elementary education at a public school in Grajaú-Ma |
Autor(es): | BATISTA, Mateus Gomes |
Palavras-chave: | Educação; Ensino de Matemática; Abordagens metodológicas Education; Teaching Mathematics; Methodological approaches |
Data do documento: | 2025 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | A Matemática está presente na vida do ser humano em praticamente todas as situações e, desde cedo, faz parte do nosso cotidiano. No entanto, tanto na educação básica quanto no nível superior, é possível notar uma significativa lacuna no aprendizado dos alunos. Essa realidade decorre de uma dificuldade de aprendizagem em Matemática, que se manifestam claramente no ambiente escolar e nas avaliações promovidas pelo Governo Federal, como a Olímpiadas Brasileira de Matemática das escolas públicas (OBMEP) e o Sistemas de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Desta maneira, o presente artigo tem como objetivo geral, analisar as principais dificuldades enfrentadas pelos alunos do ensino fundamental no aprendizado de matemática em uma escola pública localizada em Grajaú-MA, identificando os fatores que influenciam esse processo. Para isso, a metodologia delineada neste estudo se caracteriza por uma abordagem qualitativa do tipo descritiva, onde o método da pesquisa utilizado foram questionário semiestruturado, além desse estudo de campo foi desenvolvido um levantamento bibliográfico para embasamento da temática. Os participantes deste documento foram cinco docentes de instituições da rede pública municipal de Grajaú MA. Nota-se, através dos resultados que, as principais dificuldades enfrentadas pelos docentes estão relacionadas à falta de interesse dos alunos pela matéria e a falta de acompanhamento dos pais, assim como falta de dinamismo educacional por parte dos docentes. Nesse cenário, a superação da dificuldade de aprendizagem em Matemática no ensino fundamental demanda uma estratégia multifacetada, isso inclui a melhoria na formação dos professores, o emprego de projetores e computadores e a promoção de um ensino que seja contextualizado e participativo. Esses são caminhos significativos para o aprimoramento do ensino e da aprendizagem em Matemática. |
Descrição: | Mathematics is present in human life in almost all situations and has been part of our daily lives from an early age. However, both in basic education and at the higher level, there is a significant gap in students' learning. This reality results from a learning difficulty in Mathematics, which is clearly manifested in the school environment and in assessments conducted by the Federal Government, such as the Brazilian Mathematics Olympiad for public schools (OBMEP) and the Basic Education Assessment System (SAEB). Thus, the general objective of this article is to analyze the main difficulties faced by elementary school students in learning mathematics at a public school located in Grajaú-MA, identifying the factors that influence this process. To achieve this, the methodology outlined in this study is characterized by a qualitative descriptive approach, where the research method used was a semi-structured questionnaire. In addition to this field study, a bibliographic survey was conducted to support the theme. The participants in this document were five teachers from institutions in the municipal public network of GrajaúMA. The results indicate that the main difficulties faced by teachers are related to students' lack of interest in the subject and the lack of parental involvement, as well as a lack of educational dynamism on the part of the teachers. In this scenario, overcoming learning difficulties in Mathematics at the elementary level requires a multifaceted strategy, which includes improving teacher training, using projectors and computers, and promoting contextualized and participatory teaching. These are significant pathways for enhancing teaching and learning in Mathematics. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/9348 |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de Grajaú |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MATEUS GOMES BATISTA.pdf | TCC de Graduação | 485,27 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.