Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/9350
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | SOUZA, Leonildo Marinho de | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-28T18:20:51Z | - |
dc.date.available | 2025-05-28T18:20:51Z | - |
dc.date.issued | 2025-02-20 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/9350 | - |
dc.description | Chemistry is present in various situations of our daily lives, from the water we drink to the food we consume. In the school context, it is necessary to present experimental activities as a didactic and methodological teaching strategy capable of encouraging students to understand Chemistry content contextualized with daily life in a meaningful way. Many students face a kind of "block" or discomfort when dealing with the content of Exact Sciences, especially Chemistry. Thus, this work aimed to encourage the understanding of the importance of Chemistry in students' daily lives, highlighting its value in different aspects of everyday life. The qualitative research was conducted through chemical experiments, serving as the basis for evaluating the perception of students from three classes of the 1st stage of high school in the EJA (Youth and Adult Education) modality about the chemical phenomena present in daily life. The research results showed significant progress in students' perception of Chemistry in daily life, sparking their curiosity about the phenomena occurring around them. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Química está presente em diversas situações do nosso cotidiano, desde a água que bebemos até os alimentos que consumimos. No contexto escolar, faz-se necessário apresentar atividades de experimentação como estratégia didática e metodológica do ensino capaz de incentivar os alunos a compreenderem conteúdos de Química contextualizados com o cotidiano e de forma significativa. Muitos alunos enfrentam um tipo de “bloqueio” ou desconforto ao lidar com conteúdo de Ciências Exatas, especialmente a Química. Assim, este trabalho teve como objetivo incentivar a compreensão da importância da Química na vida diária dos alunos, evidenciando seu valor em diferentes aspectos do cotidiano. A pesquisa qualitativa foi realizada através de experimentos químicos, servindo de base para a avaliação da percepção dos estudantes de três turmas da 1ª etapa do ensino médio na modalidade EJA (Educação para Jovens e Adultos) sobre os fenômenos químicos presentes no dia a dia. Os resultados da pesquisa mostraram um avanço significativo na percepção da Química no cotidiano dos alunos, despertando sua curiosidade sobre os fenômenos que ocorrem ao seu redor. | pt_BR |
dc.publisher | UFMA | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos; | pt_BR |
dc.subject | Ensino; | pt_BR |
dc.subject | Experimentos | pt_BR |
dc.subject | Youth and Adult Education; | pt_BR |
dc.subject | Teaching; | pt_BR |
dc.subject | Experiments | pt_BR |
dc.title | A QUÍMICA NO NOSSO COTIDIANO: Nós conseguimos identificar os processos químicos ao nosso redor? | pt_BR |
dc.title.alternative | CHEMISTRY IN OUR EVERYDAY LIFE: Can we identify the chemical processes around us? | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
dc.type | Trabalho sob sigilo. Motivo: Não informado pelo Autor. Data Provável de Liberação:Não informado. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de Grajaú |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LEONILDO MARINHO DE SOUZA.pdf | TCC de Graduação | 689,99 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.