Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/9351
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | SANTOS, Antonio Domingos de Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-28T18:31:06Z | - |
dc.date.available | 2025-05-28T18:31:06Z | - |
dc.date.issued | 2025-02-17 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/9351 | - |
dc.description | This study aims to study the effectiveness of an active methodology in a class of Young and Adult Education in elementary school (6th to 9th grade) in a municipal school located in the rural area of the municipality of Grajaú, Maranhão. Active methodologies promote practical and playful learning, proposing solutions that engage students and enable more meaningful learning. In order to awaken students' interest in learning, the methodology used consisted of creating a deck of cards focused on the subject of knowledge 'ecosystems', from the Science discipline. Then, a didactic sequence was discussed in the classroom, and students were instructed to search for information from physical and digital sources on the topic addressed theoretically by the teacher. Then, with the information obtained, the students themselves created the cards of the deck about the main ecosystems and used them in class. This approach allowed students to become protagonists in the construction of their knowledge, connecting the content learned in class with what was available around them. The effectiveness of the game was assessed through a questionnaire, the results of which indicated that 75% of the students were able to better understand the content through the development of the educational game. Thus, it was concluded that the use of the deck of cards fulfilled its function of facilitating learning and promoting the active participation of students throughout the process. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo estudar a eficácia de uma metodologia ativa em uma turma de Educação de Jovens e Adultos do ensino fundamental (6º ao 9º ano) em uma escola municipal situada na zona rural, município de Grajaú, Maranhão. As metodologias ativas promovem um aprendizado prático e lúdico, propondo soluções que engajam os alunos e possibilitam uma aprendizagem mais significativa. Com o intuito de despertar o interesse dos alunos pelo aprendizado, a metodologia utilizada consistiu na criação de um baralho voltado para o objeto de conhecimento ‘ecossistemas’, da disciplina de Ciências. Então, uma sequência didática foi discutida em sala de aula, e os alunos foram orientados a buscarem informações por fontes físicas e digitais sobre a temática abordada de forma teórica pelo professor regente. Em seguida, com as informações obtidas, os próprios alunos criaram as cartas do baralho sobre os principais ecossistemas e utilizaram em sala. Essa abordagem permitiu que os alunos se tornassem protagonistas da construção do seu conhecimento, conectando o conteúdo aprendido em sala com o que estava disponível ao seu redor. A eficácia do jogo foi avaliada por meio de um questionário, cujos resultados indicaram que 75% dos alunos conseguiram compreender melhor o conteúdo através da elaboração do jogo didático. Desta forma, conclui-se que a utilização do baralho cumpriu sua função de facilitar a aprendizagem e promover a participação ativa dos educandos em todo o processo. | pt_BR |
dc.publisher | UFMA | pt_BR |
dc.subject | jogo de baralho; | pt_BR |
dc.subject | aprendizagem significativa; | pt_BR |
dc.subject | Ciências | pt_BR |
dc.subject | card game; | pt_BR |
dc.subject | meaningful learning; | pt_BR |
dc.subject | Science | pt_BR |
dc.title | O USO DO LÚDICO COMO FERRAMENTA NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | pt_BR |
dc.title.alternative | THE USE OF PLAY AS A TOOL IN TEACHING SCIENCE IN YOUNG PEOPLE AND ADULT EDUCATION | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de Grajaú |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Antônio Domingos de Sousa Santos.pdf | TCC de Graduação | 459,96 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.