Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9352
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFERREIRA, Sabrina da Silva-
dc.date.accessioned2025-05-28T18:37:46Z-
dc.date.available2025-05-28T18:37:46Z-
dc.date.issued2025-03-19-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/9352-
dc.descriptionTextbooks are one of the main pedagogical resources used in the teaching and learning process, playing a fundamental role in basic education. In chemistry teaching, these materials are essential for organizing content, guiding teaching practices, and developing students' scientific thinking. Thus, this study focused on critically analyzing chemistry textbooks used in the 1st, 2nd, and 3rd grades of high school at the Darcy Vargas Teaching Center in the city of São José dos Basílios, Maranhão. The methodology used consisted of qualitative research with a bibliographic review and careful evaluation of the three volumes. The investigation focused on their pedagogical approach, content presented, and adequacy to national curricular guidelines. Based on the results of the analysis and the discussions obtained, it was observed that the books are in accordance with the PCNs and the BNCC, aligned with the competencies and skills established for each grade; The methodological approach proved to be adequate for encouraging more active learning, with proposals for experimental activities, problematizing questions and suggestions that favor critical reflection and student autonomy. However, it is important to emphasize that there is still room for improvement, especially in the use of more accessible languages for different student profiles and in the diversification of teaching strategies, since it is known that students are different, each one having their own specificities, including diversified learning methods. From the perspective of inclusion, equity and the use of complementary technological resources, the books could be better explored. In view of this, it is possible to state that the books analyzed generally fulfill their role as pedagogical instruments within the current curricular requirements and in accordance with the normative documents, especially because the collection in question was approved by the PNLD.pt_BR
dc.description.abstractO livro didático é um dos principais recursos pedagógicos utilizados no processo de ensino e aprendizagem, desempenhando um papel fundamental na educação básica. No ensino de química, esses materiais são essenciais para a organização dos conteúdos, a orientação das práticas docentes e o desenvolvimento do pensamento científico dos alunos. Assim, este trabalho teve como foco analisar de forma crítica os livros didáticos de química utilizados na 1a , 2a e 3a séries do ensino médio da escola pública estadual do município de São José dos Basílios – MA, Centro de Ensino Darcy Vargas. A metodologia utilizada consistiu em uma pesquisa qualitativa com revisão bibliográfica e avaliação criteriosa dos três volumes. A investigação foi feita com foco em sua abordagem pedagógica, conteúdos apresentados e adequação às diretrizes curriculares nacionais. Com base no resultado da análise e nas discussões obtidas, observou-se que os livros estão em conformidade com os PCNs e a BNCC, alinhados com as competências e habilidades estabelecidas para cada série; a abordagem metodológica se mostrou adequada ao incentivo de um aprendizado mais ativo, com propostas de atividades experimentais, questões problematizadoras e sugestões que favorecem a reflexão crítica e a autonomia dos estudantes. No entanto, é importante frisar que ainda há espaço para aprimoramentos, especialmente no uso de linguagens mais acessíveis para diferentes perfis de alunos e na diversificação das estratégias de ensino, pois se sabe que os alunos são diferentes, cada um possuindo as suas próprias especificidades, inclusive, aprendizagens diversificadas de ensino. Sob a perspectiva de inclusão, equidade e uso de recursos tecnológicos complementares, os livros poderiam ser melhor explorados. Diante disso, é possível afirmar que os livros analisados cumprem, em geral, seu papel como instrumentos pedagógicos dentro das exigências curriculares vigentes e conforme os documentos normativos, até porque a coleção em questão foi aprovada pelo PNLD.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectanálise crítica;pt_BR
dc.subjectensino médio;pt_BR
dc.subjectlivro didático;pt_BR
dc.subjectquímicapt_BR
dc.subjectCritical analysis;pt_BR
dc.subjecthigh school;pt_BR
dc.subjecttextbook;pt_BR
dc.subjectchemistrypt_BR
dc.titleLIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA UTILIZADOS NA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DOS BASÍLIOS – MA: Uma análise críticapt_BR
dc.title.alternativeCHEMISTRY TEXTBOOKS USED IN PUBLIC SCHOOLS IN THE MUNICIPALITY OF SÃO JOSÉ DOS BASÍLIOS – MA: A critical analysispt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de Grajaú

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SABRINA DA SILVA FERREIRA.pdfTCC de Graduação9,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.