Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9353
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBARROS, Marcos dos Santos-
dc.date.accessioned2025-05-28T18:44:10Z-
dc.date.available2025-05-28T18:44:10Z-
dc.date.issued2025-03-24-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/9353-
dc.descriptionThis paper explores the use of comic books as a teaching resource in chemistry classes, helping to stimulate participation, creativity and protagonism through playfulness in the teaching-learning process. In this context, the aim was to analyze the perception of students at a state school in the municipality of Grajaú, Maranhão, about the use of comics in teaching chemistry. A bibliographical survey was carried out, with the main objective being to analyze potential applications of the use of comic books as a teaching tool in chemistry. Data collection involved searching for scientific literature in the Google Scholar database using the keywords “Comics” and “Chemistry” from 2023 to 2024. Subsequently, a questionnaire comprising 11 open and closed questions was applied and the target audience involved 25 students from 2nd and 3rd year high school classes. The data from the bibliographic survey showed that the use of comics as a teaching resource in chemistry classes is still not widespread. As for the students' perception, they said that comics are not used in the classroom, but that they could make lessons more fun. Therefore, we can conclude that there is a need to diversify teaching methods and that comics can be a playful and interesting resource to contribute to the chemistry teaching-learning process.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho traz a abordagem das Histórias em Quadrinhos (HQs) como recurso didático nas aulas de química contribuindo para estimulação da participação, criatividade e protagonismo a partir da ludicidade no processo-ensino aprendizagem. Neste contexto, o objetivo foi analisar a percepção de alunos de uma escola estadual do município de Grajaú, Maranhão, sobre o uso de HQs no ensino de química. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, tendo como principal objetivo analisar potenciais aplicações do uso de Histórias em Quadrinhos como ferramenta didática na disciplina de química. A coleta de dados envolveu a busca de trabalhos da literatura científica na base de dados Google Acadêmico utilizando as palavras-chave “HQs” and “Química” no período de 2023 a 2024. Posteriormente, foi aplicado um questionário composto por 11 perguntas abertas e fechadas e o público-alvo envolveu 25 alunos de turmas do 2º e 3º anos do ensino médio. Os dados do levantamento bibliográfico apontaram que o uso de HQs como recurso de didático nas aulas de Química ainda é pouco disseminado. Quanto à percepção dos alunos, eles afirmaram que as HQs não são utilizadas em sala de aula, mas que poderiam deixar aulas mais divertidas. Portanto, conclui-se a necessidade de diversificação dos métodos de ensino, e que as HQs podem ser um recurso lúdico e interessante para contribuir no processo ensino-aprendizagem de Química.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectensino de química;pt_BR
dc.subjectHQs;pt_BR
dc.subjectprática experimentalpt_BR
dc.subjectteaching chemistry;pt_BR
dc.subjectcomics;pt_BR
dc.subjectexperimental practicept_BR
dc.titlePERCEPÇÃO DE ALUNOS SOBRE O USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICApt_BR
dc.title.alternativeSTUDENTS’ PERCEPTION ON THE USE OF COMIC STORIES AND EXPERIMENTATION IN CHEMISTRY TEACHINGpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de Grajaú

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARCOS DOS SANTOS BARROS.pdfTCC de Graduação507,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.