Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9354
Título: LUDICIDADE E PRÁTICAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS E QUÍMICA: Um levantamento bibliográfico
Título(s) alternativo(s): PLAYFULNESS AND TEACHING AND LEARNING PRACTICES IN SCIENCE AND CHEMISTRY: A bibliographic survey
Autor(es): SILVA, Verônica Moreira da
Palavras-chave: atividades interativas;
experimentos;
jogos;
aprendizagem significativa
interactive activities;
experiments;
games;
meaningful learning
Data do documento: 10-Fev-2025
Editor: UFMA
Resumo: A ludicidade, caracterizada pelo o uso de jogos, brincadeiras, experimentos, atividades interativas, estratégicas e de recreações, pode ser utilizada no ensino de ciências naturais, como uma estratégia pedagógica inovadora, divertida e eficiente na promoção de aprendizagens de conceitos científicos das Ciências e da Química. Neste trabalho buscou-se analisar, por meio de pesquisa bibliográfica, a importância das práticas lúdicas no ensino de Ciências/Química, com ênfase nos benefícios para o ensino e a aprendizagem, o engajamento dos estudantes e o fortalecimento de habilidades cognitivas. A pesquisa foi conduzida a partir de uma revisão bibliográfica de natureza qualitativa, na qual foram realizadas buscas nas bases de dados Google acadêmico, SciELO, Periódicos CAPES, BDTD e ERIC, considerando estudos publicados entre 2009 a 2024, em português. Os descritores utilizados foram “Lúdico”, “Ludicidade”, “ludicidade no ensino de química” e “jogos lúdicos”. A literatura levantada aponta que o uso de atividades lúdicas no ensino de Ciências/Química, como Suequímica, Cacheta Orgânica, Bingo Químico e Termoquiz, Kit Alquimia e Torre de líquidos, o tornam mais atrativo e amplia a compreensão dos conceitos científicos de forma interativa e prazerosa. Assim, esta pesquisa reforça a importância de incorporar práticas lúdicas ao ensino de Ciências/Química, não como substitutas dos métodos tradicionais, mas como recursos complementares que favorecem uma formação mais significativa e interativa.
Descrição: Playfulness, characterized by the use of games, play, experiments, interactive, strategic and recreational activities, can be used in the teaching of natural sciences, as an innovative, fun and efficient pedagogical strategy in promoting learning of scientific concepts in Science and Chemistry. This work sought to analyze, through bibliographic research, the importance of playful practices in the teaching of Science/Chemistry, with an emphasis on the benefits for teaching and learning, student engagement and the strengthening of cognitive skills. The research was conducted based on a qualitative bibliographic review, in which searches were carried out in the Google Scholar, SciELO, CAPES, BDTD and ERIC Periodicals databases, considering studies published between 2009 and 2024, in Portuguese. The descriptors used were “Lúdico”, “Ludicidade”, “ludicidade no ensino de Química” and “jogos lúdicos”. The literature surveyed indicates that the use of recreational activities in the teaching of Science/Chemistry, such as Suequímica, Cacheta Orgânica, Bingo Químico and Termoquiz, Kit Alquimia and Torre de líquidos, make it more attractive and expand the understanding of scientific concepts in an interactive and enjoyable way. Thus, this research reinforces the importance of incorporating recreational practices into the teaching of Science/Chemistry, not as a substitute for traditional methods, but as complementary resources that favor a more meaningful and interactive education.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/9354
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de Grajaú

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VERÔNICA MOREIRA DA SILVA.pdfTCC de Graduação872,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.