Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/9356
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | SOUSA, Auriléia Lima de | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-28T19:09:58Z | - |
dc.date.available | 2025-05-28T19:09:58Z | - |
dc.date.issued | 2025-03-28 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/9356 | - |
dc.description | Currently, there is a great need to update pedagogical practices and enrich student learning, regarding the importance of Chemistry in our lives, in our daily lives. Thus, this study sought to verify teachers' conceptions about alternative methodologies in Chemistry Teaching, highlighting how these teachers teach their classes and use playfulness in their classes. This study was carried out with Chemistry teachers from state schools in the municipality of Grajaú, Maranhão, from March/2024 to September/2024, through a Google Forms form containing 10 questions. Through the application of the form, it was possible to better understand teaching practices regarding the use of playfulness in Chemistry Teaching, with 83.3% of teachers stating that they use or have used playful resources in the classroom. And that the use of such resources contributes to better academic performance of students. However, the lack of materials provided by schools and the excessive workload of teachers favor that playfulness is not a constant practice in the classroom. | pt_BR |
dc.description.abstract | Atualmente, há uma grande necessidade de atualizar as práticas pedagógicas e enriquecer a aprendizagem dos estudantes, em relação à importância da Química em nossa vida, em nosso cotidiano. Deste modo, o presente trabalho buscou verificar a concepção de professores acerca das metodologias alternativas no Ensino de Química, destacando como esses professores ministram suas aulas e utilizam a ludicidade em suas aulas. Este trabalho foi realizado com professores de Química das escolas estaduais do município de Grajaú, Maranhão, no período de Março/2024 a Setembro/2024, através de um formulário Google Forms contendo 10 perguntas. Através da aplicação do formulário foi possível compreender melhor a prática docente quanto ao uso da ludicidade no Ensino de Química, sendo que 83,3% dos professores afirmaram utilizar ou já utilizaram recursos lúdicos em sala de aula. E que o uso de tais recursos, contribui para um melhor rendimento escolar dos alunos. Porém, a falta de materiais disponibilizados pelas escolas e a carga horária excessiva dos professores favorecem para que a ludicidade não seja uma prática constante em sala de aula. | pt_BR |
dc.publisher | UFMA | pt_BR |
dc.subject | aprendizagem significativa; | pt_BR |
dc.subject | metodologias alternativas; | pt_BR |
dc.subject | prática docente | pt_BR |
dc.subject | meaningful learning; | pt_BR |
dc.subject | alternative methodologies; | pt_BR |
dc.subject | teaching practice | pt_BR |
dc.title | CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO NO MUNICÍPIO DE GRAJAÚ - MARANHÃO SOBRE A LUDICIDADE NO ENSINO DE QUÍMICA | pt_BR |
dc.title.alternative | CONCEPT OF TEACHERS OF THE STATE EDUCATION NETWORK IN THE MUNICIPALITY OF GRAJAÚ - MARANHÃO ABOUT PLAYFULNESS IN CHEMISTRY TEACHING | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de Grajaú |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AURILÉIA LIMA DE SOUSA.pdf | TCC de Graduação | 1,53 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.