Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9357
Título: ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL VERSUS ESCOLA REGULAR: desafios e perspectivas no ensino de química no munícipio de GrajaúMaranhão
Título(s) alternativo(s): FULL-TIME SCHOOL VERSUS REGULAR SCHOOL: Challenges and perspectives in teaching chemistry in the municipality of Grajaú, Maranhão
Autor(es): LIMA, Rosângela da Silva
Palavras-chave: aluno;
concepção;
prática docente;
química;
sistema de ensino
student;
conception;
teaching practice;
chemistry;
education system
Data do documento: 7-Abr-2025
Editor: UFMA
Resumo: O Ensino de tempo integral tem sido considerado uma importante modalidade de ensino, na busca de uma educação de qualidade, proporcionando a maior permanência dos jovens na escola, bem como oportunizando um conhecimento que possibilite uma educação integral e regular. Este trabalho teve como objetivo mostrar a diferença na percepção de alunos e professores de uma escola em tempo integral e uma escola de ensino regular estabelecida sobre o paradigma de uma educação integral, analisando as modalidades de ensino no que diz respeito a qualidade do ensino, com enfase no ensino de química. A metodologia utilizada foi aplicação de questionários, onde os alunos e professores relataram um pouco de suas vivências em sala de aula. A pesquisa está pautada em utilização de livros, artigos e trabalhos acadêmicos que trata do tema abordado. Os dados demonstraram que ambos os sistemas de ensino têm suas vantagens e desvantagens, mas que a prática docente com uso de metodologias diversificadas faz a diferença na aprendizagem química. Portanto, a comparação entre o ensino da escola de tempo integral e escola regular, em termos de estrutura física, a primeira apresenta vantagem. Porém, a permanência do aluno na escola e o gostar pela química depende muito das propostas de atividades interativas e lúdicas de cada sistema de ensino.
Descrição: Full-time education has been considered an important teaching method in the search for quality education, providing longer stays for young people in school, as well as providing the opportunity for knowledge that enables a comprehensive and regular education. This study aimed to show the difference in the perception of students and teachers of a full-time school and a regular school established on the paradigm of comprehensive education, analyzing the teaching methods with regard to the quality of teaching, with emphasis on the teaching of chemistry. The methodology used was the application of questionnaires, in which students and teachers reported a little about their experiences in the classroom. The research is based on the use of books, articles and academic works that deal with the topic addressed. The data showed that both teaching systems have their advantages and disadvantages, but that teaching practice using diverse methodologies makes a difference in the learning of chemistry. Therefore, the comparison between teaching in full-time schools and regular schools, in terms of physical structure, the former presents an advantage. However, whether students remain in school and enjoy chemistry depends greatly on the interactive and recreational activities proposed by each education system.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/9357
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de Grajaú

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ROSÂNGELA DA SILVA LIMA.pdfTCC de Graduação666,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.