Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/9360
Título: | ALFABETIZAÇÃO FINANCEIRA ESTRATÉGICA PARA ESTUDANTES DA ÁREA DA SAÚDE EM SÃO LUÍS - MA: estudo sobre os obstáculos e estratégias na alfabetização financeira dos estudantes da área da saúde em São Luís - MA |
Título(s) alternativo(s): | STRATEGIC FINANCIAL LITERACY FOR HEALTHCARE STUDENTS IN SÃO LUÍS - MA: Study on obstacles and strategies in the financial literacy of health care students in São Luís - MA |
Autor(es): | CUTRIM, Allana Clara Marques |
Palavras-chave: | educação financeira; finanças pessoais; estudantes da saúde financial education; personal finance; health students |
Data do documento: | 12-Fev-2025 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | Gerenciar o próprio negócio é sempre um desafio, principalmente para quem não possui formação na área de gestão, como acontece com os estudantes e profissionais da saúde. Especialmente a gestão financeira, que é um gargalo na gestão de vários negócios e um dos principais motivos para a mortalidade precoce de muitos empreendimentos. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo analisar o nível de alfabetização financeira de estudantes e futuros profissionais da área da saúde da UFMA, a fim de identificar o seu nível de preparo para lidar com a gestão financeira pessoal e profissional em suas carreiras. A coleta de dados foi realizada a partir de um questionário on-line, aplicado com 95 alunos de diferentes cursos. Os resultados mostram que a alfabetização financeira é um desafio para diversos grupos populacionais, especialmente jovens, idosos e mulheres. A pesquisa também demonstra que a maioria dos estudantes de saúde enfrenta dificuldades em relação à educação financeira, independentemente de sua renda ou curso. Fatores como acesso à informação, experiências pessoais e características individuais podem ter um impacto maior no conhecimento financeiro do que a renda familiar. Diante desse cenário, é importante investir em programas educacionais e políticas públicas para promover a inclusão financeira e garantir que todos tenham acesso a ferramentas para tomar decisões financeiras mais conscientes. |
Descrição: | Managing one's own business is always a challenge, especially for those who do not have training in the area of management, such as is the case with students and health professionals. Financial management in particular is a bottleneck in the management of various businesses and one of the main reasons for the early closure of many enterprises. In this sense, this research aims to analyze the level of financial literacy of students and future health professionals at UFMA, in order to identify their level of preparation to deal with personal and professional financial management in their careers. Data collection was carried out from an online questionnaire, applied to 95 students from different courses. The results show that financial literacy is a challenge for diverse population groups, especially young people, the elderly, and women. The survey also shows that most health students face difficulties regarding financial education, regardless of their income or course. Factors such as access to information, personal experiences, and individual characteristics may have a greater impact on financial knowledge than household income. In view of this scenario, it is important to invest in educational programs and public policies to promote financial inclusion and ensure that everyone has access to tools to make more informed financial decisions. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/9360 |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Administração do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ALLANA CLARA MARQUES CUTRIM.pdf | TCC de Graduação | 338,92 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.