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dc.contributor.authorNASCIMENTO, Antonia Amanda Cortez do-
dc.date.accessioned2025-05-29T13:46:50Z-
dc.date.available2025-05-29T13:46:50Z-
dc.date.issued2025-01-31-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/9365-
dc.description.abstractRESUMO: Pessoas com deficiência auditiva (DA) enfrentam obstáculos no acesso à saúde devido às limitações na comunicação. A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) é um meio de comunicação gestual-visual que pode melhorar as condições de atendimento a essa população. No campo da Educação Médica, as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) impulsionaram a inclusão de disciplinas como LIBRAS nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) de Medicina, visando formar médicos aptos a atender a diversidade populacional e promover o cuidado adequado. O presente estudo objetivou verificar a inserção da LIBRAS nos PPCs de Medicina das universidades federais do Nordeste brasileiro. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo documental, com abordagem qualiquantitativa, no qual foram analisados os PPCs de 27 das 29 instituições de ensino superior (IES) identificadas. Observou-se que a maioria das IES estudadas está localizada nos interiores dos estados do Nordeste e utiliza as DCN de 2014 como fundamento legal para a elaboração dos PPCs. Quanto à inserção da disciplina LIBRAS, as IES a oferecem como optativa, com uma carga horária de 60 horas, entre o 1º e o 8º semestres. Nos cursos de Medicina das IES do Nordeste, a inclusão de LIBRAS ainda é limitada, comprometendo a formação adequada de médicos e o atendimento à população DA. Assim, é essencial sensibilizar os discentes sobre o valor do domínio da LIBRAS, uma vez que esse conhecimento permite exercer suas funções com competência, principalmente do ponto de vista clínico e diagnóstico.__ABSTRACT: People with hearing impairments (DA) face barriers to accessing healthcare due to communication limitations. The Brazilian Sign Language (LIBRAS) is a gestural-visual means of communication that can improve healthcare conditions for this population. In the field of Medical Education, the National Curricular Guidelines (DCN) have promoted the inclusion of subjects such as LIBRAS in the Pedagogical Course Projects (PPCs) of Medical programmes, aiming to train doctors capable of addressing the diverse population and providing appropriate care. This study aimed to examine the inclusion of LIBRAS in the Medical PPCs of federal universities in the Northeast of Brazil. It is a descriptive, documentary-type study with a qualitative-quantitative approach, in which the PPCs of 27 out of the 29 identified higher education institutions (IES) were analysed. It was observed that most of the IES studied are located in rural areas of northeastern states and use the 2014 DCN as the legal basis for developing their PPCs. Regarding the inclusion of LIBRAS, the IES offer it as an elective, with a workload of 60 hours, between the 1st and 8th semesters. In the Medical courses at IES in the Northeast, the inclusion of LIBRAS is still limited, compromising the proper training of doctors and healthcare for the DA population. Therefore, it is essential to raise students awareness of the importance of mastering LIBRAS, as this knowledge enables them to perform their duties competently, particularly from a clinical and diagnostic perspective.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectlíngua de sinais;pt_BR
dc.subjecteducação médica;pt_BR
dc.subjectpessoas com deficiência auditiva;pt_BR
dc.subjectsign language;pt_BR
dc.subjectmedical education;pt_BR
dc.subjectpersons with hearing impairments.pt_BR
dc.titleLibras e a educação médica no nordeste: um estudo descritivo documentalpt_BR
dc.title.alternativeLibras and medical education in the northeast: a descriptive documentary studypt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Medicina do Campus de Pinheiro

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