Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9369
Título: Nichos contábeis: desafios e percepção da contabilidade para médicos
Título(s) alternativo(s): Accounting niches: challenges and perception of accounting for doctors
Autor(es): SILVA, Rossana Sousa e
Palavras-chave: nicho;
informação;
contabilidade;
profissão contábil;
profissão médica.
niche;
information;
accounting;
accounting profession;
medical profession.
Data do documento: 29-Jan-2024
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO Todo segmento de negócios tem as suas características e regulamentações específicas, oportunizando vários serviços. A presente pesquisa objetivou estudar o nicho de mercado na perspectiva da função da Contabilidade na prestação de serviços para médicos. Desse modo, utilizou-se de metodologia de pesquisa de natureza qualitativa, e, quanto aos objetivos, descritiva em que, a partir da aplicação do questionário, desenvolveu-se um referencial teórico que demonstra a abrangência da atuação dos contadores junto aos médicos. Os resultados alcançados levaram a constatação de que as questões da pesquisa foram plenamente respondidas pois os dados sinalizam consciência dos médicos sobre a necessidade de contar com o serviço contábil, e, em menor grau, uma relação de confiança e satisfação com o seu prestador de serviço. Esta também é uma abordagem que contribui para a Ciência Contábil, ao trazer um olhar para a contabilidade, sob a percepção do destinatário da informação contábil.
Descrição: ABSTRACT Every business segment has its specific characteristics and regulations, providing various services. This research aimed to study the market niche from the perspective of the role of Accounting in providing services to doctors. In this way, a qualitative research methodology was used, and, in terms of objectives, descriptive in which, from the application of the questionnaire, a theoretical framework was developed that demonstrates the scope of the accountants' work with doctors. The results achieved led to the conclusion that the research questions were fully answered as the data signal doctors' awareness of the need to rely on the accounting service, and, to a lesser extent, a relationship of trust and satisfaction with their service provider . This is also an approach that contributes to Accounting Science, by bringing a look at accounting, from the perception of the recipient of accounting information.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/9369
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Contábeis do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ROSSANASILVA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso865,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.