Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9381
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCAMARA, Geisa Valeria Vale-
dc.date.accessioned2025-05-30T11:45:59Z-
dc.date.available2025-05-30T11:45:59Z-
dc.date.issued2025-02-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/9381-
dc.descriptionABSTRACT The present work aims to address Theodor W. Adorno and Max Horkheimer's argument about the unitary character of the Cultural Industry, highlighting organizational mechanisms such as content control, standardization of cultural products and mass dissemination. The unitary character in the Cultural Industry is often attributed to strategic planning, justified by technological factors and necessity. Adorno and Horkheimer challenge this explanation, highlighting a cycle of manipulation and retroactive creation of needs. Standardized cultural products not only respond to demands, but also directly influence them. Cultural homogenization is not just a reaction to needs, but an active influence in shaping those needs, resulting in a complex and interdependent dynamic between the industry and the public. The monograph was prepared based on an approach that involved an in-depth reading of the work "Dialetics of Enlightenment", written by Adorno and Horkheimer. Allowing a solid understanding of its concepts and arguments. Subsequently, it was necessary to identify the key positions that were related to the topic in question, which in this case were aspects of the Cultural Industry, maintaining the coherence and essence of the original argument. The article was divided into 3 parts: The first part addresses how the cultural industry phenomenon is predominantly explained and justified by technological and necessity factors. We will see how Adorno and Horkheimer argue against this justification. The second part discusses the influences of cultural monopolies and the distortion in the perception of the distinction between the universal and the particular in the dissemination of everything that will be presented to the consuming public, exercising the function of creating an appearance of justification and necessity. The third part explores the existence of a hierarchy of qualities and quantification designed to target consumers based on their demographic, economic and social characteristics. Thus we can understand that the unitary character in the Cultural Industry is a concept that refers to the organizational structure behind the production and dissemination of culture in contemporary society. Result of a technical process that involves the creation of cultural elements, according to guidelines controlled by the industry.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO O presente trabalho tem como objetivo tratar do argumento de Theodor W. Adorno e Max Horkheimer sobre o caráter unitário da Indústria Cultural, destacando os mecanismos de organização tais como controle de conteúdo, a padronização de produtos culturais e a disseminação em massa. O caráter unitário na Indústria Cultural é frequentemente atribuído ao planejamento estratégico, justificado por fatores tecnológicos e necessidade. Adorno e Horkheimer desafiam essa explicação, destacando um ciclo de manipulação e criação retroativa de necessidades. Produtos culturais padronizados não apenas respondem às demandas, mas também as influenciam diretamente. A homogeneização cultural não é apenas uma reação às necessidades, mas uma influência ativa na formação dessas necessidades, resultando em uma dinâmica complexa e interdependente entre a indústria e o público. A monografia foi elaborada com base em uma abordagem que envolveu uma leitura aprofundada da obra Dialética do Esclarecimento, escrita por Adorno e Horkheimer, permitindo uma compreensão sólida de seus conceitos e argumentos. Posteriormente, foi necessário identificar os postos-chaves que se relacionavam com o tópico em questão, que no caso eram os aspectos da Indústria Cultural, mantendo a coerência e a essência do argumento original. A monografia está dividida em 3 partes: A primeira parte aborda como o fenômeno da indústria cultural é predominantemente explicado e justificado por fatores tecnológicos e de necessidade;veremos como Adorno e Horkheimer argumentam contra essa justificativa. A segunda parte discute as influências dos monopólios culturais e a deturpação na percepção da distinção entre o universal e o particular na disseminação de tudo que será apresentado ao público consumidor, exercendo a função de criar uma aparência de justificativa e necessidade. A terceira parte explora a existência de uma hierarquia de qualidades e quantificação destinada a direcionar os consumidores com base em suas características demográficas, econômicas e sociais. Assim, podemos compreender que o caráter unitário na Indústria Cultural é um conceito que remete à estrutura organizacional por trás da produção e disseminação de cultura na sociedade contemporânea. Resultado de um processo técnico que envolve a criação de elementos culturais, de acordo com diretrizes controladas pela indústria.pt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectindústria cultural;pt_BR
dc.subjectunitário;pt_BR
dc.subjectmanipulação;pt_BR
dc.subjecthomogeneização;pt_BR
dc.subjectEscola de Frankfurt.pt_BR
dc.subjectcultural industry;pt_BR
dc.subjectunitary;pt_BR
dc.subjectmanipulation;pt_BR
dc.subjecthomogenization;pt_BR
dc.subjectFrankfurt School.pt_BR
dc.titleO caráter unitário da indústria cultural: uma leitura em Adorno e Horkheimerpt_BR
dc.title.alternativeThe unitary character of the cultural industry: a reading in Adorno and Horkheimerpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Filosofia do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GEISACAMARA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso735,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.