Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9383
Título: A retórica em Platão: de adulação sofística à arte de cura e direcionamento d ́alma
Título(s) alternativo(s): Rhetoric in Plato: from sophistic flattery to the art of healing and directing the soul
Autor(es): BRANDÃO, Pedro Miguel de Oliveira
Palavras-chave: filosofia;
retórica;
Platão;
sofística;
psicagogia.
philosophy;
rhetoric;
Plato;
sophistry;
psychagogy.
Data do documento: 10-Mar-2023
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO Este estudo investiga a complexa relação de Platão com a retórica, analisando suas críticas no Górgias e sua reabilitação no Fedro. Na Atenas Clássica, a retórica era uma habilidade essencial para o sucesso na vida pública, mas Platão a condenou como um instrumento de dominação e propagação de valores morais questionáveis, especialmente no ensino sofístico. Contudo, sua crítica é paradoxal, pois ele próprio utilizava técnicas retóricas em seus diálogos, sugerindo a existência de uma verdadeira retórica alinhada à filosofia e à promoção da virtude. Por meio de pesquisa bibliográfica e análise dos diálogos platônicos, o trabalho demonstra que Platão não rejeita a retórica em si, mas condena seu uso irresponsável pelos sofistas e políticos. Em contrapartida, ele propõe uma téchne rhētorikḗ (arte retórica) subordinada à dialética e ao conhecimento da verdade, como apresentado no Fedro, onde a retórica é caracterizada como uma psychagōgía (psicagogia), isto é, uma arte de cura e direcionamento das almas através dos discursos. Conclui-se que, em Platão, a retórica assume uma função terapêutica e pedagógica, tornando-se uma arte genuína e essencial para a filosofia. Este trabalho contribui para uma compreensão abrangente do papel da retórica no pensamento platônico, destacando seu potencial positivo como instrumento de formação ética e intelectual.
Descrição: ABSTRACT This study investigates Plato's complex relationship with rhetoric, analyzing his criticisms in the Gorgias and its rehabilitation in the Phaedrus. In Classical Athens, rhetoric was an essential skill for success in public life, but Plato condemned it as an instrument of domination and propagation of questionable moral values, particularly in sophistic teaching. However, his critique is paradoxical, as he himself employed rhetorical techniques in his dialogues, suggesting the existence of a true rhetoric aligned with philosophy and the promotion of virtue. Through bibliographic research and analysis of Platonic dialogues, the study demonstrates that Plato does not reject rhetoric per se but condemns its irresponsible use by sophists and politicians. In contrast, he proposes a téchne rhētorikḗ (rhetorical art) subordinate to dialectic and the knowledge of truth, as presented in the Phaedrus, where rhetoric is characterized as a psychagōgía (psychagogy), that is, an art of healing and guiding souls through discourse. It is concluded that, in Plato, rhetoric assumes a therapeutic and pedagogical function, becoming a genuine and essential art for philosophy. This work contributes to a comprehensive understanding of the role of rhetoric in Platonic thought, highlighting its positive potential as an instrument of ethical and intellectual formation.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/9383
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Filosofia do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PEDROBRANDÃO.pdfTrabalho de Conclusão de Curso875,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.