Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9385
Título: Emmanuel Lévinas e o Exercício da Alteridade Aplicado à Educação
Título(s) alternativo(s): Emmanuel Lévinas and the Exercise of Otherness Applied to Education
Autor(es): MOREIRA, Thamires Monteiro
Palavras-chave: Emmanuel Lévinas;
alteridade;
educação;
responsabilidade.
Emmanuel Lévinas;
alterity;
education;
responsibility.
Data do documento: 24-Fev-2025
Resumo: RESUMO O presente estudo debruçou-se a respeito da ideia de alteridade postulada pelo filósofo Emannuel Lévinas (1906-1995) e suas implicações ao âmbito educacional, com ênfase no Ensino Médio. Nessa perspectiva, adotou-se uma abordagem teórica e qualitativa, com foco na análise conceitual e expositiva das obras de Lévinas. A pesquisa desenvolve-se essencialmente de forma bibliográfica, baseando-se na leitura e interpretação de textos filosóficos e na literatura secundária relacionada ao tema trabalhado. Nesse sentido, apresentou-se como objetivo geral a investigação do conceito de alteridade levinasiana no exercício educacional do ensino médio. Para tanto, recorreu-se como objetivos específicos: aprender o conceito de alteridade no pensamento levinasiano; o estudo da relação entre alteridade e ética na filosofia levinasiana; e a compreensão do exercício da alteridade na prática educacional no ensino médio. Nesse cenário, as obras Totalidade infinito (1961), Outramente que Ser ou Mais Além da Essência (1974), Ética e Infinito (1982) foram estudadas a fim de extrair e compreender os conceitos-chave de alteridade, ética e responsabilidade conforme propostos por Lévinas. Assim, no presente estudo investigou-se esses conceitos e suas aplicabilidades no contexto educacional. Desse modo, Lévinas propõe uma ética baseada no reconhecimento do Outro como radicalmente diferente e irredutível ao mesmo, o que implica uma responsabilidade incondicional pelo próximo. Partindo dessa perspectiva, a ética pode orientar práticas pedagógicas que favoreçam o respeito, o diálogo e a formação ética dos estudantes. O trabalho aponta, além disso, para possibilidades e desafios da implementação de uma educação fundamentada na alteridade, considerando a realidade escolar e as relações interpessoais no ambiente educacional.
Descrição: ABSTRACT The present study focused on the idea of alterity postulated by the philosopher Emannuel Lévinas (1906-1995) and its implications for the educational sphere, with emphasis on High School. From this perspective, a theoretical and qualitative approach was adopted, focusing on the conceptual and expository analysis of Lévinas' works. The research is essentially developed in a bibliographic way, based on the reading and interpretation of philosophical texts and secondary literature related to the theme worked. In this sense, the general objective was to investigate the concept of Levinasian alterity in the educational exercise of high school. To this end, the following specific objectives were used: to learn the concept of alterity in Levinasian thought; the study of the relationship between alterity and ethics in Levinasian philosophy; and the understanding of the exercise of alterity in educational practice in high school. In this scenario, the works Totality Infinity (1961), Otherly Than Being or Beyond Essence (1974), Ethics and Infinity (1982) were studied in order to extract and understand the key concepts of alterity, ethics and responsibility as proposed by Lévinas. Thus, in the present study, these concepts and their applicability in the educational context were investigated. In this way, Lévinas proposes an ethics based on the recognition of the Other as radically different and irreducible to the same, which implies an unconditional responsibility for the other. From this perspective, ethics can guide pedagogical practices that favor respect, dialogue and the ethical formation of students. The work also points to possibilities and challenges of implementing an education based on otherness, considering the school reality and interpersonal relationships in the educational environment.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/9385
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Filosofia do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
THAMIRESMOREIRA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso390,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.