Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9388
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Amihan Brennand de-
dc.contributor.authorNERY, Julia Fontenelle-
dc.date.accessioned2025-05-30T17:03:43Z-
dc.date.available2025-05-30T17:03:43Z-
dc.date.issued2025-01-06-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/9388-
dc.descriptionIntroduction: In the hospital context of child care, the use of playful practices during therapeutic interventions are initiatives that promote well-being and humanization. There are several strategies and objectives that involve playing in the hospital, and nursing plays an important role in educating children and their guardians about the disease, its treatment and care in general, in the inclusion of care actions, mainly through therapeutic toys, and also in promoting imagination and well-being. Objectives: To analyze playful practices in nursing care in child hospitalization in the dimensions of educating, playing and taking care; to describe the moments in which playful practices are included in child care and to know which playful practices are used by nurses as technology in the care of hospitalized children. Methodology: qualitative and descriptive research, whose data collection technique was semi-structured interviews. Participated sixteen nurses who worked in the pediatric inpatient units, Pediatric Intensive Care Unit and Children's Surgical Center at the Maternal and Child University Hospital of the Federal University of Maranhão. Data collection took place between June and August of this year. Data analysis followed the steps of Minayo's thematic content analysis. Results: three major categories were reached: “the dimension of educating”, “the dimension of playing” and “the dimension of taking care”. Each of them is subdivided into moments, practices and technologies, referring to the work of nurses. Conclusion: Playful activities for playing, educating and taking care, within the scope of child hospitalization, help children to understand and face the hospitalization process and qualify the work of professionals. Playful interventions were mostly carried out within the biological paradigm, however, nurses are able to use the available resources to provide care in a way that values playfulness at different moments during hospitalization.pt_BR
dc.description.abstractIntrodução: No contexto hospitalar do cuidado com crianças, a utilização de práticas lúdicas durante as intervenções terapêuticas são iniciativas que promovem o bem estar e a humanização. Diversas são as estratégias e objetivos que envolvem o brincar no hospital, e a enfermagem assume um papel importante no educar as crianças e seus responsáveis sobre a doença, seu tratamento e sobre cuidados em geral, na inserção nas ações de cuidado, principalmente através dos brinquedos terapêuticos, e também na promoção da imaginação e bem-estar. Objetivos: Analisar as práticas lúdicas no cuidado de enfermagem na hospitalização infantil nas dimensões do educar, brincar e cuidar; descrever os momentos em que as práticas lúdicas se inserem no cuidado à criança e conhecer quais são as práticas lúdicas utilizadas pelos enfermeiros como tecnologia no cuidado à criança hospitalizada. Metodologia: pesquisa qualitativa e descritiva, cuja técnica de coleta de dados foi entrevista semi-estruturada. Participaram dezesseis enfermeiros que trabalhavam nas unidades de internação pediátricas, Unidade de Tratamento Intensivo Pediátrico e Centro Cirúrgico Infantil, do Hospital Universitário Materno Infantil da Universidade Federal do Maranhão. A coleta ocorreu entre os meses de junho a agosto deste ano. A análise de dados seguiu os passos da análise de conteúdo temático de Minayo. Resultados: chegou-se em três grandes categorias: “a dimensão do educar”, “a dimensão do brincar” e “a dimensão do cuidar”. Cada uma delas subdivide-se em momentos, práticas e tecnologias, referindo-se ao fazer dos enfermeiros. Conclusão: As atividades lúdicas para brincar, educar e cuidar, no âmbito da hospitalização infantil ajudam as crianças a entender e enfrentar o processo de hospitalização e qualificam o trabalho dos profissionais. As intervenções lúdicas majoritariamente foram realizadas dentro do paradigma biológico, entretanto, os enfermeiros conseguem utilizar os recursos disponíveis para cuidar de forma a valorizar o lúdico em diferentes momentos da hospitalização.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectEnfermagem;pt_BR
dc.subjectCriança Hospitalizada;pt_BR
dc.subjectJogos e Brinquedospt_BR
dc.subjectNursing;pt_BR
dc.subjectChild;pt_BR
dc.subjectHospitalized;pt_BR
dc.subjectPlay and Playthingspt_BR
dc.titlePRÁTICAS LÚDICAS NO CUIDADO DE ENFERMAGEM NA HOSPITALIZAÇÃO INFANTIL NAS DIMENSÕES DO EDUCAR, BRINCAR E CUIDARpt_BR
dc.title.alternativePLAYFUL PRACTICES IN NURSING CARE IN CHILD HOSPITALIZATION IN THE DIMENSIONS OF EDUCATION, PLAY AND CAREpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Enfermagem do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AMIHAN BRENNAND DE OLIVEIRA; JULIA NERY.pdfTCC de Graduação5,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.