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http://hdl.handle.net/123456789/9401
Título: | ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM UTI, URGÊNCIA E EMERGÊNCIA: IMPACTO NAS COMPETÊNCIAS DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM |
Título(s) alternativo(s): | TEACHING-LEARNING STRATEGIES IN ICU, URGENCY AND EMERGENCY: IMPACT ON THE COMPETENCIES OF NURSING STUDENTS |
Autor(es): | COSTA, Dolores Costa da RAMOS, Mayanne Vanessa Santana |
Palavras-chave: | Educação em enfermagem; Estudantes de enfermagem; Competências profissionais; Unidades de Terapia Intensiva; Unidades de Emergência Nursing education; Nursing students; Professional skills; Intensive care units; Emergency units |
Data do documento: | 20-Dez-2024 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | Introdução: O estágio curricular é fundamental para adquirir competências práticas proporcionadas por estratégias de ensino-aprendizagem. Em particular, o estágio em unidades de terapia intensiva (UTI) e em setores de urgência e emergência oferece aos estudantes a chance de vivenciar situações clínicas complexas, desenvolver habilidades técnicas e adquirir competências essenciais para a prática em contextos críticos. Objetivo: Investigar as competências desenvolvidas por estudantes de graduação em enfermagem durante o estágio em unidades de terapia intensiva e urgência e emergência. Método: Trata-se de um estudo qualitativo, de abordagem descritiva exploratória, realizada em duas etapas, sendo análise documental e aplicação de questionário com egressos de um curso de enfermagem, no ano de 2024. Resultados: A análise dos documentos do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e do Plano de Disciplina destacou aspectos relevantes sobre o planejamento, os objetivos e as competências esperadas, além das metodologias utilizadas para o desenvolvimento das habilidades. A pesquisa identificou que as atividades realizadas com maiores índices de satisfação foram Processo de enfermagem, Monitoramento de sinais vitais e Curativos. Já as menos desenvolvidas e com menor satisfação foram manobras de ressuscitação e interpretação de exames de imagem. Dentre as categorias realizadas com maior frequência de forma adequada destacam-se Ética e Cuidado Humanizado, enquanto Comunicação e Trabalho em equipe apresentou menor frequência em uma das competências analisadas. Como uma das principais dificuldades relatadas, destaca-se o pouco tempo nos campos de prática. Os egressos sugeriram aumento no número de dias de estágio, principalmente nos campos de Urgência e Emergência, e mais discussões de casos clínicos. Considerações finais: O presente trabalho conseguiu, por meio de análise documental e pesquisa realizada, investigar e discutir as competências adquiridas por estudantes de enfermagem durante o estágio de UTI e Urgência e Emergência. Também foi possível evidenciar as atividades que apresentam maior e menor grau de satisfação de realização. Além de dificuldades e propostas de melhorias neste ínterim, os resultados dessa pesquisa podem subsidiar melhorias no programa de ensino, sob a luz das novas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Enfermagem, garantindo que o estágio em questão seja realizado de forma a estimular e desenvolver as habilidades dos alunos, impactando na melhoria da assistência prestada, formando profissionais aptos a lidar com os desafios da prática clínica comuns em cenários críticos. |
Descrição: | Introduction: Curricular internships are essential for acquiring practical skills provided by teaching-learning strategies. In particular, internships in intensive care units (ICUs) and urgent and emergency sectors offer students the chance to experience complex clinical situations, develop technical skills and acquire essential competencies for practicing in critical contexts. Objective: To investigate the skills developed by undergraduate nursing students during their internship in intensive care and urgent and emergency care units. Method: This is a qualitative study with a descriptive exploratory approach, carried out in two stages: document analysis and the application of a questionnaire with graduates of a nursing course in 2024. Results: The analysis of the Course Pedagogical Project (PPC) and Discipline Plan documents highlighted relevant aspects regarding planning, objectives and expected competencies, as well as the methodologies used to develop skills. The survey found that the activities carried out with the highest levels of satisfaction were Nursing process, Monitoring vital signs and Dressings. The least developed and least satisfied were Resuscitation maneuvers and Interpreting imaging exams. Among the categories that were performed adequately most often were Ethics and Humanized Care, while Communication and Teamwork were less frequent in one of the competencies analyzed. One of the main difficulties reported was the short time spent in the practice fields. The graduates suggested an increase in the number of days spent on internships, especially in the Urgency and Emergency fields, and more discussions of clinical cases. Final considerations: Through documentary analysis and research, this study was able to investigate and discuss the skills acquired by nursing students during their ICU and Urgent and Emergency Care internships. It was also possible to highlight the activities with the highest and lowest levels of satisfaction. In the meantime, the results of this research can support improvements in the teaching program, in the light of the new National Curriculum Guidelines for the Nursing Course, ensuring that the internship in question is carried out in such a way as to stimulate and develop students' skills, having an impact on improving the care provided, training professionals who are able to deal with the challenges of clinical practice common in critical scenarios. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/9401 |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Enfermagem do Campus do Bacanga |
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