Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9405
Título: FORMAÇÃO, CONHECIMENTOS E PRÁTICAS DE DOCENTES SOBRE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO: RECORTE DE DOCENTES DO CURSO DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Título(s) alternativo(s): TEACHER TRAINING, KNOWLEDGE AND PRACTICES ON ACCESSIBILITY AND INCLUSION: A SELECTION OF TEACHERS FROM THE NURSING COURSE AT THE FEDERAL UNIVERSITY OF MARANHÃO
Autor(es): RODRIGUES, Joshuee Braga
Palavras-chave: Acessibilidade;
Docentes;
Enfermagem;
Inclusão
Accessibility;
Inclusion;
Nursing;
Professors
Data do documento: 7-Jan-2025
Editor: UFMA
Resumo: Considera-se pessoa com deficiência (PCD) aquelas que têm impedimento de médio ou longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, que, de alguma maneira, dificulte sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições. No Brasil, as PCD estão amparadas por leis e políticas que orientam o acesso à educação, no entanto, embora seja um direito garantido por lei, a inclusão de estudantes com deficiência no ensino superior, ainda enfrenta diversos desafios, parte deste problema pode ter origem no desconhecimento dos docentes em relação a critérios de acessibilidade. Desta forma, o objetivo deste estudo é Analisar conhecimentos relativos ao atendimento de critérios de acessibilidade na prática de docentes do curso de enfermagem da Universidade Federal do Maranhão. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem quantitativa e desenho transversal. O estudo foi conduzido entre os meses de novembro e dezembro de 2024 com docentes do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão do campus de São Luís. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário, que foi disponibilizado de forma digital/online através do e-mail institucional e redes sociais dos professores. O instrumento foi construído levando em consideração recomendações legislativas e institucionais da área, entre elas a Lei Brasileira de Inclusão, o Estatuto da Pessoa com Deficiência e o Guia de Acessibilidade da universidade. A maior parte dos professores tem ou já tiveram alunos com deficiência, mas avaliam sua capacidade de aplicar critérios de acessibilidade e inclusão como “Insuficiente”, a falta de formação e capacitação sobre estes critérios demostra-se como principal obstáculo para sua aplicação. Este trabalho resultou em um modelo replicável de avaliação de critérios de acessibilidade e pode servir de base para elaboração de ações estratégicas para contornar os resultados negativos desta pesquisa.
Descrição: A person with a disability is considered to be someone who has a medium- or longterm impairment of a physical, mental, intellectual, or sensory nature, which in some way hinders their full and effective participation in society on an equal basis with others. In Brazil, people with disabilities (PCD) are supported by laws and policies that guide access to education. However, although inclusion of students with disabilities in higher education is a legally guaranteed right, it still faces several challenges. Part of this problem may stem from the lack of knowledge among educators regarding accessibility criteria. Thus, the aim of this study is to analyze the knowledge related to accessibility criteria in the practice of nursing faculty members at the Federal University of Maranhão. This is a descriptive study with a quantitative approach and a cross-sectional design. The study was conducted between November and December 2024 with nursing faculty members at the São Luís campus of the Federal University of Maranhão. Data collection was carried out using a questionnaire, which was made available digitally/online through institutional email and social media platforms. The instrument was constructed considering legislative and institutional recommendations in the field, including the Brazilian Law of Inclusion, the Statute of the Person with Disability, and the university's Accessibility Guide. Most professors have had or currently have students with disabilities, but they assess their ability to apply accessibility and inclusion criteria as "Insufficient." The lack of training and capacity on these criteria appears to be the main obstacle to their implementation. This work resulted in a replicable model for evaluating accessibility criteria and can serve as a basis for the development of strategic actions to address the negative results of this research.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/9405
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Enfermagem do Campus do Bacanga

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