Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9414
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMARTINS, Hiago Miranda-
dc.contributor.authorCARVALHO, Rebeca Pereira de-
dc.date.accessioned2025-06-02T12:53:02Z-
dc.date.available2025-06-02T12:53:02Z-
dc.date.issued2023-07-21-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/9414-
dc.descriptionABSTRACT: It is known that entrepreneurship is fundamental for the growth and development of countries and regions and, therefore, it becomes relevant to investigate the determinants of entrepreneurial intention among people and, in particular, among university students. Thus, the present work analyzed the determinants of entrepreneurial intention among BICT students from a federal university. This is a quantitative, descriptive cross-sectional survey-type research. For data collection, an online questionnaire was applied through the Google Forms Software applied to 56 respondents, BICT students from a federal university. For data analysis, multivariate analysis techniques were used (mean, standard deviation, variance, Pearson's correlation and reliability test). The results show that the Entrepreneurial Capacity and Entrepreneurial Attitude costructs showed a high correlation between their variables and good reliability to measure Entrepreneurial Intention among university students. In turn, the Social Norms construct had low reliability and no correlation between its variables. It is concluded that although 2 of the constructs have good reliability to measure what was proposed, the BICT students had low entrepreneurial intention. In addition, even though they have no intention of becoming entrepreneurs, they say they have entrepreneurial skills and attitudes. From this evidence, the importance of the university in the dissemination of entrepreneurial education among academics stands out.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO: Sabe-se que o empreendedorismo é fundamental para o crescimento e desenvolvimento de países e regiões e, deste modo, torna-se relevante investigar os determinantes da intenção empreendedora entre as pessoas e, em especial, entre os jovens universitários. Deste modo, o presente trabalho analisou os determinantes da intenção empreendedora entre universitários do BICT de uma universidade federal. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, descritiva transversal, do tipo survey. Para a coleta de dados foi realizada a aplicação de questionário de forma online por meio do Software Google Forms aplicado a 56 respondentes, acadêmicos do BICT de uma universidade federal. Para a análise dos dados foram utilizadas técnicas de análise multivariadas (média, desvio padrão, variância, correlação de Pearson e teste de confiabilidade). Os resultados mostram que os costructos Capacidade Empreendedora e Atitude Empreendedora apresentaram alta correlação entre suas variáveis e boa confiabilidade para medir a Intenção Empreendedora entre universitários. Por sua vez, o constructo Normas Sociais teve baixa confiabilidade e nenhuma correlação entre suas variáveis. Conclui-se a que apesar de 2 dos construtos apresentarem boa confiabilidade para medir aquilo que se propôs, os acadêmicos do BICT apresentaram baixa intenção empreendedora. Além disso, mesmo não tendo intenção de empreender, eles dizem possuir capacidade e atitude empreendedoras. Destaca-se a partir dessas evidências a importância da universidade na disseminação da educação empreendedora entre os acadêmicos.pt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectintenção empreendedora;pt_BR
dc.subjectcapacidade empreendedora;pt_BR
dc.subjectatitude empreendedora;pt_BR
dc.subjecteducação empreendedora.pt_BR
dc.subjectentrepreneurial intention;pt_BR
dc.subjectentrepreneurial ability;pt_BR
dc.subjectentrepreneurial attitude;pt_BR
dc.subjectentrepreneurial education.pt_BR
dc.titleDeterminantes da intenção empreendedora entre universitários: um estudo exploratório com acadêmicos do curso de BICT de uma Universidade Federalpt_BR
dc.title.alternativeDeterminants of entrepreneurial intention among university students: an exploratory study with academics from the BICT course at a Federal Universitypt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia do Campus de Balsas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HiagoMartins_RebecaCarvalho.pdfTrabalho de Conclusão de Curso338,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.