Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9421
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCHAGAS, Lucas Almeida Gusmão-
dc.contributor.authorALENCAR, Samuel Sousa-
dc.date.accessioned2025-06-02T17:57:10Z-
dc.date.available2025-06-02T17:57:10Z-
dc.date.issued2024-12-05-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/9421-
dc.descriptionIntroduction: Chronic kidney disease is characterized by the progressive and irreversible loss of kidney function, requiring treatment with predominantly invasive procedures, along with frequent hospitalizations. Thus, there are many impacts on growth and development. Since this involves children, playful activities are essential in their care, particularly in assisting hospitalized children, and storytelling is a tool that can contribute to nursing care. Objective: To understand how a story for children about chronic kidney disease can be used in nursing care during hospitalization. Method: A qualitative and exploratory study conducted in a university hospital with six hospitalized children, aged seven to eleven, diagnosed with chronic kidney disease, undergoing hemodialysis or post-transplant care. Method: Participant observation and interviews were chosen, using a playful resource during the interviews: a children's comic story titled "Aninha and Her New Kidney". Data collection took place from March to August of the current year. Data analysis followed the steps of Minayo's thematic analysis. Results: The children's perceptions were organized into categories and subcategories: treatment needs, subdivided into the subcategories of nutrition, dialysis, procedures, and professionals; and childhood needs, subdivided into the subcategories of affection, play, the desire to return home, and the perspective of the future. The care story provided insight into understanding the children's needs through their expressions. In this way, storytelling provides a communication channel between the professional and the child, offering elements that can guide the professional's clinical reasoning and include the children in the care process. The story was able to contribute to understanding, knowledge, and identification of issues related to the treatment of chronic kidney disease. Therefore, it provides care that considers the issues raised by the child, making them a participant in nursing care.pt_BR
dc.description.abstractIntrodução: A doença renal crônica é caracterizada pela perda progressiva e irreversível da função renal, necessitando de um tratamento cujas práticas invasivas são preponderantes, somadas as hospitalizações frequentes. Desta forma, são muitas as repercussões no crescimento e desenvolvimento. Por se tratar de crianças, as práticas lúdicas são fundamentais no cuidado, e na assistência à criança hospitalizada, e a contação de histórias é uma tecnologia que pode colaborar no cuidado de enfermagem. Objetivo: Conhecer como uma história infantil sobre doença renal crônica pode ser utilizada no cuidado de enfermagem durante a hospitalização. Metodologia: Estudo qualitativo e exploratório, que ocorreu em um hospital universitário, com seis crianças hospitalizadas, entre sete e onze anos, cujo diagnóstico era Doença Renal Crônica, em hemodiálise ou pós-transplante. Optou-se pela observação participante e entrevista, utilizando como recurso lúdico na condução da entrevista, uma história de cuidado infantil em quadrinhos, intitulada “Aninha e seu novo rim”. A coleta de dados ocorreu entre os meses de março a agosto do corrente ano. A análise de dados seguiu os passos da análise temática de Minayo. Resultados: As percepções das crianças foram organizadas em categorias e subcategorias denominadas: necessidades de tratamento, a qual subdivide-se nas subcategorias alimentação, diálise, procedimentos e profissionais; e necessidades infantis que subdivide-se nas subcategorias: o afeto, o brincar, o desejo de voltar para casa e a perspectiva de futuro. Considerações finais: A história de cuidado permitiu conhecer as necessidades das crianças a partir da expressão delas. Desta forma, a contação oportuniza um canal de comunicação entre profissional e criança de modo a oferecer elementos que possam dirigir o pensamento clínico do profissional e incluir as crianças no processo de cuidado. A história foi capaz de contribuir no entendimento, conhecimento e identificação de problemas que envolvem o tratamento da doença renal crônica, e por isso, proporciona uma assistência que considera as questões trazidas pela própria criança e a fazendo participante no cuidado de enfermagem.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectcriança hospitalizada;pt_BR
dc.subjectinsuficiência renal crônica;pt_BR
dc.subjectjogos e brinquedos;pt_BR
dc.subjectcuidados de enfermagempt_BR
dc.subjecthospitalized child;pt_BR
dc.subjectchronic kidney disease;pt_BR
dc.subjectgames and toys;pt_BR
dc.subjectnursing carept_BR
dc.titlePROTAGONISTAS DA PRÓPRIA HISTÓRIA: A VOZ DA CRIANÇA COM DOENÇA RENAL CRÔNICA FRENTE ÀS SUAS NECESSIDADESpt_BR
dc.title.alternativePROTAGONISTS OF THEIR OWN STORY: THE VOICE OF CHILDREN WITH CHRONIC KIDNEY DISEASE IN THE FACE OF THEIR NEEDSpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Enfermagem do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUCAS ALMEIDA GUSMÃO CHAGAS, SAMUEL SOUSA ALENCAR.pdfTCC de Graduação861,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.