Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9445
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorHulesvane Paulino da SILVA-
dc.date.accessioned2025-06-04T12:25:29Z-
dc.date.available2025-06-04T12:25:29Z-
dc.date.issued2025-02-27-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/9445-
dc.description.abstractRESUMO: O presente trabalho teve por objeto de estudo a experiência vivenciada durante minha participação como residente bolsista no Programa Residência Pedagógica (PRP), Edital CAPES/RP n° 22/2024, desenvolvido no Centro de Ensino Dorgival Pinheiro de Sousa. A pesquisa traz uma narrativa reflexiva da vivência na Residência Pedagógica da formação do ser discente na construção do profissional docente do curso de licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) do campus de Imperatriz. As metodologias adotadas para a compreensão da dinâmica do ambiente escolar e o exercício da docência foram: o qualitativo e etnográfico com a observação-participante e estudos bibliográficos. Para tanto, objetivo desse relato é analisar as contribuições do Programa (RP) no processo de formação docente, apontando a relevância da Residência Pedagógica na formação inicial para os futuros professores, e a apreender a escola-campo: Centro de Ensino Dorgival Pinheiro de Sousa lócus da pesquisa e seus aspectos organizacionais como espaço concernente de extensão da formação de aprendizagem e por fim expor e avaliar as atividades desenvolvidas relatando as vivências e as experiências das práticas pedagógicas aplicadas em sala de aula. As atividades produzidas cindiram em três módulos: o primeiro destinou-se a observação e ambientação escolar. No segundo o desenvolvimento das oficinas e a regência e o terceiro a elaboração de relatório e a socialização. Os resultados obtidos foram o aprimoramento profissional, o PRP é uma imersão que articula os campos: escola/universidade, discentes/docentes aliando teoria e prática favorecendo o processo evolutivo do desempenho da docência no desenvolvimento da práxis pedagógica.___ABSTRACT: This study aimed to study the experience I had during my participation as a resident scholarship holder in the Pedagogical Residency Program (PRP), CAPES/RP Notice No. 22/2024, developed at the Dorgival Pinheiro de Sousa Teaching Center. The research presents a reflective narrative of the experience in the Pedagogical Residency of the formation of the student in the construction of the teaching professional of the degree course in Human Sciences/Sociology at the Federal University of Maranhão (UFMA) at the Imperatriz campus. The methodologies adopted to understand the dynamics of the school environment and the exercise of teaching were: qualitative and ethnographic with participant observation and bibliographic studies. To this end, the objective of this report is to analyze the contributions of the Program (RP) to the teacher training process, highlighting the relevance of the Pedagogical Residency in the initial training of future teachers, and to understand the field school: Dorgival Pinheiro de Sousa Teaching Center, the locus of the research and its organizational aspects as a space for extending the learning process, and finally to present and evaluate the activities developed, reporting the experiences and experiences of the pedagogical practices applied in the classroom. The activities produced were divided into three modules: the first was aimed at observation and school environment; the second was the development of workshops and teaching; and the third was the preparation of reports and socialization. The results obtained were professional improvement; the PRP is an immersion that articulates the fields: school/university, students/teachers, combining theory and practice, favoring the evolutionary process of teaching performance in the development of pedagogical praxis.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectresidência pedagógica;pt_BR
dc.subjectformação profissional;pt_BR
dc.subjectprática docente;pt_BR
dc.subjectpedagogical residency;pt_BR
dc.subjectprofessional training;pt_BR
dc.subjectteaching practice.pt_BR
dc.titlePrograma residência pedagógica: uma experiência imersa na formação do ser discente na construção profissional docentept_BR
dc.title.alternativePedagogical residency program: an experience immersed in the formation of the student in the construction of the teaching professionpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Turismo do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Hulesvane_Paulino.pdfTrabalho de Conclusão de Curso708,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.