Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/9447
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | FIGUEIREDO, Jean Pierr de Sousa Viana | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-04T12:46:55Z | - |
dc.date.available | 2025-06-04T12:46:55Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-25 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/9447 | - |
dc.description.abstract | RESUMO: Este trabalho apresenta uma análise sobre a contribuição da Educação Popular no processo de encorajamento e protagonismo das mulheres da Comunidade Viva Deus na cidade de Imperatriz-MA. Ainda, apresenta de forma breve o contexto histórico de luta do movimento feminista no Brasil, também, a resistência das mulheres diante das amarras sociais impostas pelo patriarcado, a exemplo do conceito eterno feminino, idealizado para aprisionar as sujeitas em dogmas cristalizados socialmente na perspectiva de excluí-las do debate social. Assim, o Movimento Sufragista, notadamente, representa a primeira conquista do ativismo feminino e originou uma trajetória de lutas com o objetivo de emancipar as sujeitas no contexto social, político e econômico, além disso, o protagonismo diante das ações e decisões que impactam diretamente suas vidas. Fundamentado nos ensinamentos freirianos e reconhecendo na Educação Popular um sistema educacional que contribui para o encorajamento das mulheres da Comunidade Viva Deus assumirem a postura de protagonistas perante os conflitos enfrentados pela Associação de Agricultores Rurais Viva Deus, desenvolvemos o trabalho de alfabetização e formação política que provocou nas mulheres um movimento de reflexão crítica e práxica perante a conjuntura violenta que enfrentam, ou seja, uma dinâmica que as conduziu ao rompimento das construções sociais que, insistentemente, operam para reprimir o Ser mulher. No decorrer do trabalho de alfabetização e formação política mulheres com Zizi, Analina, Eunice e, em especial, Zenilde, compreenderam que são capazes de contribuir para transformar a realidade na qual estão inseridas, logo, assumiram uma postura participativa e consciente, interagindo de maneira reflexiva e práxica nos espaços de decisão como as assembleias da Associação de Agricultores Rurais Viva Deus. No decurso das atividades, metodologicamente, trabalhamos com a identificação das situações-problemas-desafios no Círculo de Cultura e a partir da Palavra Geradora construímos textos coletivos que fortaleceram a compreensão das educandas durante o período de formação. Ressaltando que a ênfase ao nome de Zenilde se dá em virtude da sua perseverança na luta pela posse da terra o qua a torna personagem central desta produção acadêmica. Desse modo, a fim de identificar a contribuição da Educação Popular no processo citado, utilizamos os métodos da pesquisa-ação em nossa prática pedagógica, alicerçados nas obras de Paulo Freire que compreende a educação como uma ferramenta de libertação das (os) sujeitas (os) diante do sistema opressor. Igualmente, nos fundamentos nas obras de autoras como Simone de Beauvoir e Rosa Luxemburgo que discorrem em suas produções sobre a perspectiva de gênero e o papel da mulher na sociedade, dentre outras (os) autoras (es) que colaboram para a discussão desta pesquisa.__ABSTRACT: This work presents an analysis of the contribution of Popular Education in the process of encouraging and leading women in the Viva Deus Community in the city of Imperatriz-MA. Furthermore, it briefly presents the historical context of the struggle of the feminist movement in Brazil, as well as the resistance of women in the face of social constraints imposed by patriarchy, such as the eternal feminine concept, designed to imprison subjects in socially crystallized dogmas from the perspective of exclude them from social debate. Thus, the Suffrage Movement, notably, represents the first achievement of female activism and originated a trajectory of struggles with the objective of emancipating women in the social, political and economic context, in addition, the protagonism in the actions and decisions that directly impact their lives. Based on Freirian teachings and recognizing in Popular Education an educational system that contributes to encouraging women from the Viva Deus Community to assume the role of protagonists in the conflicts faced by the Viva Deus Rural Producers Association, we developed the literacy and political training work that provoked in women, a movement of critical and practical reflection in the face of the violent situation they face, that is, a dynamic that led them to break the social constructions that, insistently, operate to repress Being a woman. During the literacy and political training work, women with Zizi, Analina, Eunice and, in particular, Zenilde, understood that they are capable of contributing to transforming the reality in which they are inserted, therefore, they assumed a participatory and conscious stance, interacting in a reflective and practical in decision-making spaces such as the assemblies of the Viva Deus Rural Producers Association. During the activities, methodologically, we worked with the identification of situations-problems-challenges in the Culture Circle and, based on the Generating Word, we constructed collective texts that strengthened the students' understanding during the training period. Emphasizing that the emphasis on Zenilde's name is due to her perseverance in the fight for possession of the land, which makes her a central character in this academic production. Thus, in order to identify the contribution of Popular Education in the aforementioned process, we used the methods of action research in our pedagogical practice, based on the works of Paulo Freire who understands education as a tool for liberating the subjects (the) in the face of the oppressive system. Likewise, based on the works of authors such as Simone de Beauvoir and Rosa Luxemburgo who discuss in their productions the gender perspective and the role of women in society, among other authors who contribute to the discussion of this research. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | educação popular; | pt_BR |
dc.subject | protagonismo feminino; | pt_BR |
dc.subject | gênero; | pt_BR |
dc.subject | luta no campo; | pt_BR |
dc.subject | popular education; | pt_BR |
dc.subject | female protagonism; | pt_BR |
dc.subject | gender; | pt_BR |
dc.subject | fight on the field. | pt_BR |
dc.title | Educação popular e o protagonismo das mulheres da comunidade viva deus na cidade de Imperatriz-MA | pt_BR |
dc.title.alternative | Popular education and the protagonism of women from the Viva Deus community in the city of Imperatriz-MA | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Turismo do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Jean_Pierr_de_Sousa_Viana_Figuereido.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 8,83 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.