Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9448
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLEÃO, Simone Caldas-
dc.date.accessioned2025-06-04T12:53:36Z-
dc.date.available2025-06-04T12:53:36Z-
dc.date.issued2024-06-18-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/9448-
dc.description.abstractRESUMO: Este artigo1 apresenta relatos de experiência no estágio em Ciências Humanas no Novo Ensino Médio destacando a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na educação básica, além dos desafios enfrentados pelos profissionais da educação em período pandêmico por meio de novas modalidades de ensino, tais como: o ensino remoto e híbrido. Pretende-se analisar a problemática: Como o Novo Ensino Médio e a BNCC/2018 foram desenvolvidos durante o período da pandemia na área de Ciências Humanas da Escola SESI Imperatriz? O objetivo desse trabalho é analisar os impactos causados pela implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC/2018) na educação básica, por meio do estágio em Ciências Humanas. Durante o acompanhamento das aulas, foi possível desenvolver os procedimentos metodológicos por meio de observação dos recursos utilizados pelos professores, o fazer pedagógico, os materiais didáticos, as plataformas virtuais e os sites utilizados. Houve registros por meio de fotografias e documentos cedidos pelos professores. Propõe-se uma reflexão sobre a transição que tem ocorrido na educação, especialmente devido aos impactos causados pela pandemia, e como isso remodela os saberes profissionais dos professores e proporciona uma nova estrutura de formação docente bem como de experiência no estágio.__ABSTRACT This article presents internship experiences reports in Human Sciences in the new High School pointing out the implementation of the National Curricular Common Base (BNCC) in the basic education beyond the challenges faced by the education professionals in pandemic period through new teaching modalities, such as: remote and hybrid teaching. It aims to analyze the problem: How did New High School and BNCC/2018 develop during the pandemic period in the area of Human Sciences at SESI School? The purpose of this paper is to analyze the impacts caused by the implementation of the National Common Curricular Base (BNCC/2018) in basic education, through the internship in Human Sciences. During class monitoring was possible to develop methodological procedures through observation of the resources used by teachers, the pedagogical way, the didactic materials, virtual platforms and websites used. There were records through photographs and documents provided by teachers. It is proposed a reflection about the transition that has taken place in education, especially due to the impacts caused by pandemic and how this remodels the professional knowledge of teachers and provides a new structure of teachers training as well as internship experience.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectCiências Humanas;pt_BR
dc.subjectBNCC;pt_BR
dc.subjectformação docente;pt_BR
dc.subjectpandemia;pt_BR
dc.subjectHuman Sciences;pt_BR
dc.subjectBNCC;pt_BR
dc.subjectteacher training;pt_BR
dc.subjectpandemic.pt_BR
dc.titleRelatos de experiências no estágio com a nova estrutura do ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeReports of internship experiences with the new high school structurept_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Turismo do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Simone_Caldas_Leao.pdfTrabalho de Conclusão de Curso767,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.