Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/9450
Título: | O ensino de biologia e a prevenção da gravidez na adolescência na educação de jovens, adultos e idosos (EJAI) do Centro de Ensino Colares Moreira em Codó/MA |
Título(s) alternativo(s): | Biology teaching and prevention of teenage pregnancy in youth, adult and elderly education (EJAI) at the Colares Moreira Teaching Center in Codó/MA |
Autor(es): | GOMES, Acelina Pereira SALAZAR, Maria Francisca Ramos |
Palavras-chave: | ensino de biologia; educação sexual; EJAI; gravidez na adolescência; prevenção. teaching biology; sexual education; EJAI; teenage pregnancy; prevention. |
Data do documento: | 17-Fev-2025 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | RESUMO O objetivo deste estudo foi investigar a contribuição do ensino de Biologia para a prevenção da gravidez na adolescência entre estudantes da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), analisando suas percepções e experiências em relação à sexualidade e aos fatores que influenciam a gravidez precoce, visando identificar estratégias pedagógicas eficazes e contextualizadas para promover a saúde sexual e reprodutiva nessa população. A pesquisa foi realizada na Unidade Escolar Colares Moreira, em Codó/MA com 49 estudantes. Utilizou-se uma abordagem qualitativa, com aplicação de questionário estruturado. Os resultados indicaram que a ausência de orientação familiar (43%) e a falta de informação sobre métodos contraceptivos (23%) foram os principais fatores associados à gravidez na adolescência. Além disso, constatou-se que, embora as aulas de Biologia tenham contribuído para a conscientização de muitos estudantes, ainda há necessidade de tornar as abordagens mais abrangentes e acessíveis. O ensino de Biologia pode desempenhar um papel significativo na formação dos estudantes, promovendo a prevenção e o conhecimento sobre saúde sexual. |
Descrição: | ABSTRACT This study aimed to investigate the contribution of Biology education to the prevention of teenage pregnancy among students in the Youth, Adult, and Elderly Education (EJAI) program at Unidade Escolar Colares Moreira in Codó/MA. The research employed a qualitative approach, involving 49 students, and utilized structured questionnaires to collect data about their perceptions and experiences related to sexuality and early pregnancy. The results revealed that the lack of family guidance (43%) and misinformation about contraceptive methods (23%) were the main factors associated with teenage pregnancy. Although Biology classes were considered relevant for raising awareness, students pointed out the need for more comprehensive and accessible approaches. It is concluded that Biology education plays a fundamental role in promoting sexual and reproductive health, contributing to the prevention of teenage pregnancy and the comprehensive education of students. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/9450 |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciências Naturais /Biologia do Campus de Codó |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ACELINA_GOMES_MARIA_SALAZAR.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 666,97 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.