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Título: Sustentabilidade e educação ambiental: reflexões sobre as práticas desenvolvidas por pequenos produtores rurais em Codó/MA
Título(s) alternativo(s): Sustainability and environmental education: reflections on the practices developed by small rural producers in Codó/MA
Autor(es): SANTOS, Angela Maria Silva dos
Palavras-chave: técnicas agrícolas;
prática ambiental;
agricultura familiar;
pequenos produtores.
agricultural techniques;
environmental practice;
family farming;
small producers.
Data do documento: 28-Fev-2025
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO O estudo partiu da ideia de que a educação ambiental pode contribuir para a promoção de práticas agrícolas sustentáveis entre pequenos produtores rurais. Objetivando investigar se as práticas agrícolas adotadas pelos pequenos produtores rurais da comunidade São Lourenço em Codó/MA apresentam princípios de sustentabilidade em suas práticas de trabalho, ou ainda, dificuldades e desafios enfrentados pela comunidade diante do tema da sustentabilidade e da política de educação ambiental. A pesquisa foi realizada nos marcos da abordagem qualitativa, tomando como instrumento de coleta de dados as entrevistas semiestruturadas, estas aplicadas a oito agricultores locais. Os resultados demonstraram que, apesar do reconhecimento da importância da sustentabilidade, muitos produtores enfrentam dificuldades, entre elas a falta de capacitação técnica, escassez de insumos sustentáveis e ausência de políticas públicas eficazes. A prática de queimadas e o uso de agrotóxicos ainda são comuns, reforçando a necessidade de iniciativas educacionais voltadas para o manejo sustentável. Conclui-se que a educação ambiental é fundamental para a promoção de práticas agrícolas sustentáveis, sendo imprescindível a ampliação de programas de capacitação técnica e o fortalecimento de políticas públicas que ofereçam apoio institucional e incentivos financeiros aos pequenos produtores.
Descrição: ABSTRACT The study was based on the idea that environmental education can contribute to the promotion of sustainable agricultural practices among small rural producers. It aimed to investigate the sustainable agricultural practices adopted by small farmers in the São Lourenço community, in Codó/MA, and how these practices are associated with sustainability and environmental education, as well as the difficulties and challenges faced by the community when dealing with sustainability and environmental education policy. The research was carried out within the framework of a qualitative approach, using semi-structured interviews with eight local farmers as the data collection tool. The results showed that, despite recognizing the importance of sustainability, many producers face difficulties, including a lack of technical training, a shortage of sustainable inputs and the absence of effective public policies. The practice of burning and the use of pesticides are still common, reinforcing the need for educational initiatives aimed at sustainable management. The conclusion is that environmental education is fundamental to promoting sustainable agricultural practices, and that it is essential to expand technical training programs and strengthen public policies that offer institutional support and financial incentives to small producers.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/9451
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Naturais /Biologia do Campus de Codó

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