Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9452
Título: A construção da identidade docente na formação do professor de biologia: uma análise a partir das experiências no estágio supervisionado obrigatório
Título(s) alternativo(s): The construction of teaching identity in biology teacher training: an analysis based on experiences in mandatory supervised internship
Autor(es): CORREIA, Beatriz Morais
Palavras-chave: estágio supervisionado;
saberes docentes;
ensino de ciências.
supervised internship;
teaching knowledge;
science teaching.
Data do documento: 6-Mar-2025
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: Resumo A construção da identidade docente na formação inicial é marcada pela apropriação de saberes pedagógicos trabalhados e a experiência no contexto escolar, vivenciados por meio do estágio supervisionado obrigatório (ESO), que propicia estruturação da autonomia necessária para a prática profissional reflexiva. Dessa forma, a presente pesquisa propôs-se a analisar concepções sobre saberes e prática docente assumidas e construídas por estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Naturais, durante cumprimento do estágio supervisionado obrigatório. Para tanto, a metodologia utilizada baseou-se na abordagem qualitativa, fazendo uso dastécnicas de estudo de caso. A coleta de dadosser deu por meio de aplicação de questionário direcionado a um grupo de discentes em situações distintas do ESO. A organização e tratamento dos dados seguiu a perspectiva da análise de conteúdo (Bardin,2016), sendo retirada unidades de significados (US) mais recorrentes e organizando-as em categorias de discussões. De uma maneira geral, os colaboradores da pesquisa sinalizaram a relevância do ESO para identificaram necessidades formativas para saberem ser professores de ciências. Logo, entendeu-se que fazer a reflexão sobre a prática docente no ambiente profissional, por meio do ESO se faz importante para o processo de preparação de futuros profissionais da Educação Básica, tanto no sentido de entender e melhorar as atividades desenhadas para execução dessa atividade interativa Universidade- escola, como entender e trabalhar nas necessidades formativas iniciais salientadas pelos protagonistas do processo, com vistas ao aperfeiçoamento constante da função profissional, diante da dinâmica da sociedade na qual o professor de ciências irá atuar.
Descrição: Abstract The construction of teacher identity in initial training is marked by the appropriation of pedagogical knowledge and experience in the school context, experienced through the mandatory supervised internship (ESO), which provide the structuring of the need for reflective professional practice. Thus, this research aimed to analyze conceptions about teaching knowledge and practices assumed and constructed by students of the Bachelor's Degree in Natural Sciences, during the fulfillment of the mandatory supervised internship. To this end, a methodology based on a qualitative approach was used, making use of case study techniques. Data collection was done through the application of a questionnaire addressed to a group of students in different ESO situations. The organization and treatment of the data followed the perspective of content analysis (Bardin, 2016), removing the most recurrent units of meaning (US) and organizing them into discussion categories. In general, the research collaborators indicated the relevance of ESO to identify training needs to know how to be science teachers. Therefore, it was understood that reflecting on teaching practice in the professional environment, through ESO, is important for the process of preparing future professionals in Basic Education, both in the sense of understanding and improving the activities designed to carry out this interactive university-school activity, and understanding and working on the initial training needs highlighted by the protagonists of the process, with a view to constantly improving the professional function, given the dynamics of the society in which the science teacher will work.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/9452
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Naturais /Biologia do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BEATRIZ_CORREIA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso946,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.