Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/9453
Título: | Educação para a diversidade no ensino de ciências naturais: diálogos entre a Escola e a Universidade |
Título(s) alternativo(s): | Education for diversity in natural science teaching: dialogues between schools and universities |
Autor(es): | COELHO, Brenda Abigail Freire de Jesus |
Palavras-chave: | direitos sexuais; desconstrução de preconceito; gênero; métodos contraceptivos; saúde reprodutiva. sexual rights; deconstruction of prejudice; gender; contraceptive methods; reproductive health. |
Data do documento: | 17-Jan-2025 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | RESUMO Este estudo teve por objetivo apresentar uma experiência educativa desenvolvida no componente curricular "Educação para a Diversidade", do Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais/Biologia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em parceria com uma escola pública municipal de Codó/MA. A atividade foi realizada no contexto da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) e abordou temas como saúde sexual e reprodutiva, métodos contraceptivos e conquistas legais das mulheres. Utilizando metodologias ativas, como aulas dialogadas e rodas de conversa, os discentes promoveram discussões críticas e reflexivas. Posteriormente, construiu-se uma cartilha educativa intitulada “Contracepção Sem Tabu: O Poder de Escolher e a Luta pela Igualdade de Gênero”. A pesquisa, de abordagem qualitativa e metodologia de pesquisa- ação, permitiu observar avanços na compreensão dos estudantes sobre direitos reprodutivos e na desconstrução de preconceitos. Os resultados evidenciaram a relevância de práticas educativas inclusivas e a integração entre universidade e escola para promover aprendizado significativo e fortalecer a autonomia dos educandos. Apesar de desafios como resistências culturais e limitações de tempo para aprofundamento, a experiência reafirma o papel transformador da educação para a diversidade no enfrentamento de desigualdades sociais e culturais, contribuindo para a formação de cidadãos críticos e conscientes. |
Descrição: | ABSTRACT This study aimed to present an educational experience developed within the "Education for Diversity" course of the Interdisciplinary Bachelor’s Program in Natural Sciences/Biology at the Federal University of Maranhão (UFMA), in partnership with a public school in Codó, Maranhão, Brazil. The activity was conducted in the context of Youth, Adult, and Elderly Education (EJAI) and addressed topics such as sexual and reproductive health, contraceptive methods, and women's legal achievements. Using active methodologies, including dialogic classes and discussion circles, students facilitated critical and reflective discussions. Subsequently, an educational booklet titled “Contraception Without Taboo: The Power to Choose and the Fight for Gender Equality” was developed. The qualitative, action-research-based study revealed improvements in students' understanding of reproductive rights and the deconstruction of prejudices. The results highlighted the importance of inclusive educational practices and the integration between university and school to foster meaningful learning and strengthen students' autonomy. Despite challenges such as cultural resistance and limited time for deeper exploration, the experience reinforced the transformative role of education for diversity in addressing social and cultural inequalities, contributing to the development of critical and conscious citizens. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/9453 |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciências Naturais /Biologia do Campus de Codó |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
BRENDA_COELHO.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 1,91 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.