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http://hdl.handle.net/123456789/9454
Título: | Criação de mapas de temperatura em ambientes comuns como proposta de atividade experimental investigativa no ensino de termologia |
Título(s) alternativo(s): | Creation of temperature maps in common environments as a proposal for an experimental investigative activity in the teaching of thermology |
Autor(es): | RIBEIRO, Leonardo De Vasconcelos |
Palavras-chave: | termodinâmica; equilíbrio térmico; mapas térmicos; educação em física; sustentabilidade. thermodynamics; thermal equilibrium; thermal maps; physics education; sustainability. |
Data do documento: | 17-Dez-2024 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | RESUMO O ensino de Física Térmica enfrentou desafios importantes na conexão entre teoria e prática, especialmente ao abordar conceitos como calor, temperatura e equilíbrio térmico. Este trabalho teve como objetivo explorar práticas investigativas baseadas na criação de mapas de temperatura para tornar o aprendizado mais dinâmico e significativo. Uma metodologia que envolve uma abordagem qualitativa e experimental, com a participação de estudantes em atividades que incluíram medições de temperatura em diferentes ambientes, organização de dados, construção de mapas térmicos e sua interpretação. Os resultados evidenciaram que as superfícies urbanas, como concreto e asfalto, tiveram maior absorção e retenção de calor, enquanto as áreas com vegetação registraram temperaturas mais baixas, destacando a influência da composição dos materiais no comportamento térmico dos ambientes. Além disso, as atividades estimularam nos alunos reflexões sobre questões ambientais, como o impacto das ilhas de calor e a importância de práticas sustentáveis no planejamento urbano. Conclui-se que o uso de práticas experimentais no ensino de Física não apenas facilita a compreensão dos conceitos, mas também promove a integração com temas sociais e ambientais, contribuindo para a formação de cidadãos críticos. |
Descrição: | ABSTRACT The teaching of Thermal Physics has faced significant challenges in bridging the gap between theory and practice, particularly when addressing concepts such as heat, temperature, and thermal equilibrium. This study aimed to explore investigative practices based on the creation of temperature maps to make learning more dynamic and meaningful. The methodology adopted involved a qualitative and experimental approach, engaging students in activities such as measuring temperatures in different environments, organizing data, constructing thermal maps, and interpreting the results. The findings revealed that urban surfaces like concrete and asphalt exhibited higher heat absorption and retention, while vegetated areas recorded lower temperatures, highlighting the influence of material composition on the thermal behavior of environments. Additionally, the activities encouraged students to reflect on environmental issues such as the impact of urban heat islands and the importance of sustainable practices in urban planning. It is concluded that the use of experimental practices in teaching Physics not only facilitates the understanding of key concepts but also promotes integration with social and environmental issues, contributing to the development of critical-thinking citizens. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/9454 |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciências Naturais /Biologia do Campus de Codó |
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LEONARDODEVASCONCELOSRIBEIRO.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 549,66 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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