Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/9455
Título: | O impacto das olimpíadas de matemática no desenvolvimento educacional: um estudo de caso do Centro Timbirense de Matemática em Timbiras-MA |
Título(s) alternativo(s): | The impact of mathematics olympiads on educational development: a case study of the Timbirense Mathematics Center in Timbiras-MA |
Autor(es): | MELO, Lucas de Sousa JESUS, Francimar Mouzinho de |
Palavras-chave: | Olimpíadas de Matemática; Centro Timbirense de Matemática; ensino de matemática; motivação; aprendizagem. Math Olympiads; Centro Timbirense de Matemática; mathematics education; motivation; learning. |
Data do documento: | 27-Nov-2024 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | Resumo: Este trabalho investiga os impactos das Olimpíadas de Matemática, com especial foco na Olimpíada Canguru e no Centro Timbirense de Matemática (CTM), sobre o desempenho e a motivação dos alunos da Escola Maranhão Sobrinho, em Timbiras (MA). Adotando uma abordagem qualitativa e exploratória, a pesquisa utiliza questionários aplicados a professores para compreender o conhecimento sobre as olimpíadas, a percepção dos benefícios e desafios dessas competições, e o papel do CTM no desenvolvimento acadêmico dos alunos. A análise dos resultados indica que a participação nas olimpíadas e o apoio do CTM contribuem de maneira significativa para o engajamento dos estudantes, promovendo interesse e incentivando o desempenho acadêmico, principalmente em matemática. Além disso, os dados sugerem que os professores percebem um impacto positivo nas habilidades de resolução de problemas e no raciocínio lógico dos alunos participantes do CTM e das competições. Conclui-se que as olimpíadas matemáticas, aliadas a projetos de extensão como o CTM, podem enriquecer o ambiente escolar, cultivando uma cultura de valorização da matemática e estimulando o desenvolvimento de competências essenciais para a formação acadêmica e cidadã. |
Descrição: | Abstract: This study investigates the impacts of Mathematics Olympiads, especially the Kangaroo Olympiad, and the Centro Timbirense de Matemática (CTM) on student performance and motivation for learning mathematics at Maranhão Sobrinho School in Timbiras, Maranhão. Based on a qualitative and exploratory approach, the research collected data through questionnaires administered to teachers, addressing questions about their knowledge of the Olympiads, their perceptions of the benefits and challenges of these competitions, and the role of CTM in students' academic development. The analysis of the results reveals that participation in Olympiads and the support provided by CTM significantly contribute to student engagement, sparking interest and encouraging superior academic performance, particularly in mathematics. Additionally, data indicate that teachers observe a positive impact on the problem-solving skills and logical reasoning abilities of students who participate in CTM and mathematics competitions. The study concludes that the inclusion of mathematics competitions, combined with extension projects like CTM, has the potential to enrich the school environment, promoting a culture of valuing mathematics and encouraging the development of essential skills for students' academic and civic formation. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/9455 |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciências Naturais /Biologia do Campus de Codó |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LUCAS_MELO_FRANCIMAR_JESUS.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 461,08 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.