Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/946
Título: Artesanato no Maranhão: redes de produção, mercado e construção social de valor
Autor(es): Costa, Juliana da Cruz
Palavras-chave: Artesanato
Redes
Cadeia de valor
Economia
Maranhão
Craft
Networks
Value chain
Economy
Data do documento: 8-Ago-2016
Resumo: O presente artigo tem por objetivo apresentar uma investigação sociológica das redes de relações sociais de produção presentes na economia do artesanato como parte de uma cadeia de valor ou cadeia produtiva, ou seja, as relações que os artesãos e suas organizações estabelecem com o mercado capitalista. Este trabalho é resultado das reflexões surgidas ao longo de dois anos de pesquisa que se desenvolveu a partir de estudos de caso de grupos de produção artesanal no Maranhão. A pesquisa parte de questões centrais: Como se configura as relações mercantis dos grupos de produção artesanal? Quem controla ou coordena as relações comerciais nesta particular cadeia do artesanato? O artigo traz uma análise com base em estudos bibliográficos e revisão crítica da literatura sobre o tema em uma abordagem qualitativa: observação direta, entrevistas, levantamento de dados, documentais e visuais. Ao analisar os grupos de produção artesanal do Maranhão foi possível perceber a diversidade do artesanato no Maranhão e a sua dinâmica econômica.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/946
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciências Sociais do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JulianaCruzCosta.pdf1,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.