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dc.contributor.authorZULEIDO, Juciel Catuaba-
dc.date.accessioned2025-06-13T16:40:06Z-
dc.date.available2025-06-13T16:40:06Z-
dc.date.issued2025-01-15-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/9462-
dc.description.abstractRESUMO O presente relatório do Programa Residência Pedagógica – PRP tem como objetivo relatar as atividades desenvolvidas no Centro de Ensino Colares Moreira – Escola Campo. O documento apresenta o Plano de Atividade do Residente, que detalha o planejamento das ações realizadas para cumprir as 440 horas exigidas na residência. O professor doutor Jonas Rodrigues de Moraes, do Centro de Ciências de Codó da Universidade Federal do Maranhão – CCCO/UFMA, atuou como orientador docente, enquanto Iara Conceição Guerra de Miranda Moura foi a preceptora vinculada à escola campo. Salientamos a aplicação de práticas metodológicas no ensino de História, explorando a trajetória do Carnaval tanto mundialmente quanto no Brasil, até chegar ao nosso município, abordando seu surgimento, costumes e curiosidades. Acreditamos que essa expressão cultural se revela como uma ferramenta valiosa para tornar o processo de aprendizagem mais dinâmico e significativo. O foco principal deste trabalho é o contexto específico do Maranhão. É fato que o carnaval evoluiu para um evento histórico significativo, representando uma das identidades brasileiras e, especialmente, refletindo as tradições da região dos cocais maranhenses. Neste sentido, este relato de experiência visa destacar a importância dessa manifestação cultural como uma abordagem eficaz nas aulas de História do ensino médio no Centro de Ensino Colares Moreira. A utilização do carnaval como método de ensino é fundamental, pois auxilia os alunos na compreensão do contexto histórico e no desenvolvimento de uma análise crítica sobre essa rica atividade cultural. Esse relatório é composto dos seguintes itens: Introdução; 2 Atividades da residência desenvolvidas na escola (– extra sala de aula); 3 Atividades da residência desenvolvidas na IES; 4 Atividades da residência desenvolvidas em outros espaços (outros espaços educacionais, como feiras, congressos, secretaria de educação, etc); 5 Regência escolar (obrigação carga horária de no mínimo 100 horas para homologação); 6 Descrição/cronograma das demais atividades desenvolvidas na escola; Considerações finais.pt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectResidência Pedagógica;pt_BR
dc.subjectEnsino de História;pt_BR
dc.subjectC. E. Colares Moreira;pt_BR
dc.subjectCodó-MA.pt_BR
dc.titleResidência pedagógica: o ensino de história no Centro de Ensino Colares Moreira, Codó-MApt_BR
dc.title.alternativePedagogical residency: teaching history at the Colares Moreira Teaching Center, Codó-MApt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciências Humanas/História do Campus de Codó

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