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Título: Residência pedagógica: o ensino de história no Centro de Ensino Colares Moreira, Codó-MA
Título(s) alternativo(s): Pedagogical residency: teaching history at the Colares Moreira Teaching Center, Codó-MA
Autor(es): ZULEIDO, Juciel Catuaba
Palavras-chave: Residência Pedagógica;
Ensino de História;
C. E. Colares Moreira;
Codó-MA.
Data do documento: 15-Jan-2025
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO O presente relatório do Programa Residência Pedagógica – PRP tem como objetivo relatar as atividades desenvolvidas no Centro de Ensino Colares Moreira – Escola Campo. O documento apresenta o Plano de Atividade do Residente, que detalha o planejamento das ações realizadas para cumprir as 440 horas exigidas na residência. O professor doutor Jonas Rodrigues de Moraes, do Centro de Ciências de Codó da Universidade Federal do Maranhão – CCCO/UFMA, atuou como orientador docente, enquanto Iara Conceição Guerra de Miranda Moura foi a preceptora vinculada à escola campo. Salientamos a aplicação de práticas metodológicas no ensino de História, explorando a trajetória do Carnaval tanto mundialmente quanto no Brasil, até chegar ao nosso município, abordando seu surgimento, costumes e curiosidades. Acreditamos que essa expressão cultural se revela como uma ferramenta valiosa para tornar o processo de aprendizagem mais dinâmico e significativo. O foco principal deste trabalho é o contexto específico do Maranhão. É fato que o carnaval evoluiu para um evento histórico significativo, representando uma das identidades brasileiras e, especialmente, refletindo as tradições da região dos cocais maranhenses. Neste sentido, este relato de experiência visa destacar a importância dessa manifestação cultural como uma abordagem eficaz nas aulas de História do ensino médio no Centro de Ensino Colares Moreira. A utilização do carnaval como método de ensino é fundamental, pois auxilia os alunos na compreensão do contexto histórico e no desenvolvimento de uma análise crítica sobre essa rica atividade cultural. Esse relatório é composto dos seguintes itens: Introdução; 2 Atividades da residência desenvolvidas na escola (– extra sala de aula); 3 Atividades da residência desenvolvidas na IES; 4 Atividades da residência desenvolvidas em outros espaços (outros espaços educacionais, como feiras, congressos, secretaria de educação, etc); 5 Regência escolar (obrigação carga horária de no mínimo 100 horas para homologação); 6 Descrição/cronograma das demais atividades desenvolvidas na escola; Considerações finais.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/9462
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciências Humanas/História do Campus de Codó

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