Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/9465
Título: | Residência pedagógica no C. E. Reitor Ribamar Carvalho: o uso de metodologias no ensino de história, Codó-MA |
Título(s) alternativo(s): | Pedagogical residency at C. E. Reitor Ribamar Carvalho: the use of methodologies in teaching history, Codó-MA |
Autor(es): | SANTOS, Maria Madalena Bastos dos |
Palavras-chave: | Residência Pedagógica; C. E. Reitor Ribamar Carvalho; Metodologias; Ensino de História; Codó-MA. |
Data do documento: | 18-Fev-2025 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | RESUMO O presente relato mostra as experiências de uma acadêmica em um Programa da Residência Pedagógica (PRP), vivenciadas no período de novembro de 2022 a abril de 2024. Com um grupo de cinco discentes, que foram acompanhados por um professor preceptor – regente na escola campo e um docente orientador. Considerando que apesar dos desafios enfrentados os resultados foram positivos, pois proporcionou um crescimento pessoal e profissional aos residentes. Foi realizada no Centro de Ensino Ribamar Carvalho, localizado na cidade de Codó –MA, bairro Trizidela, em turmas de 1a, 2a e 3a séries do Ensino Médio. Obtidas em um Programa de iniciação à docência (PRP) que integra a um conjunto das ações da Política Nacional de Formação de Professores por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O principal objetivo deste trabalho é relatar as experiências desenvolvidas no programa, com ênfase no planejamento e execução das aulas integradoras de História, promovendo reflexões sobre a prática docente. A metodologia utilizada envolveu a observação, planejamento e execução de aulas, com o uso de diferentes abordagens didáticas. Como resultados, destacam-se o engajamento dos alunos e a melhoria na compreensão dos conteúdos históricos. Conclui-se que a experiência no PRP foi enriquecedora, contribuindo para a formação docente dos participantes. Nesse sentido, esse relato se fundamenta teoricamente e metodologicamente nos seguintes autoras(es): Abud (2003), Lagny (2012), Miskell (2011), Perrenoud (1999), Pimenta e Lima (2006), entre outras(os). |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/9465 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Ciências Humanas/História do Campus de Codó |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MARIA_SANTOS.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 851,51 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.