Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/9465
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | SANTOS, Maria Madalena Bastos dos | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-13T17:17:39Z | - |
dc.date.available | 2025-06-13T17:17:39Z | - |
dc.date.issued | 2025-02-18 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/9465 | - |
dc.description.abstract | RESUMO O presente relato mostra as experiências de uma acadêmica em um Programa da Residência Pedagógica (PRP), vivenciadas no período de novembro de 2022 a abril de 2024. Com um grupo de cinco discentes, que foram acompanhados por um professor preceptor – regente na escola campo e um docente orientador. Considerando que apesar dos desafios enfrentados os resultados foram positivos, pois proporcionou um crescimento pessoal e profissional aos residentes. Foi realizada no Centro de Ensino Ribamar Carvalho, localizado na cidade de Codó –MA, bairro Trizidela, em turmas de 1a, 2a e 3a séries do Ensino Médio. Obtidas em um Programa de iniciação à docência (PRP) que integra a um conjunto das ações da Política Nacional de Formação de Professores por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O principal objetivo deste trabalho é relatar as experiências desenvolvidas no programa, com ênfase no planejamento e execução das aulas integradoras de História, promovendo reflexões sobre a prática docente. A metodologia utilizada envolveu a observação, planejamento e execução de aulas, com o uso de diferentes abordagens didáticas. Como resultados, destacam-se o engajamento dos alunos e a melhoria na compreensão dos conteúdos históricos. Conclui-se que a experiência no PRP foi enriquecedora, contribuindo para a formação docente dos participantes. Nesse sentido, esse relato se fundamenta teoricamente e metodologicamente nos seguintes autoras(es): Abud (2003), Lagny (2012), Miskell (2011), Perrenoud (1999), Pimenta e Lima (2006), entre outras(os). | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | Residência Pedagógica; | pt_BR |
dc.subject | C. E. Reitor Ribamar Carvalho; | pt_BR |
dc.subject | Metodologias; | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História; | pt_BR |
dc.subject | Codó-MA. | pt_BR |
dc.title | Residência pedagógica no C. E. Reitor Ribamar Carvalho: o uso de metodologias no ensino de história, Codó-MA | pt_BR |
dc.title.alternative | Pedagogical residency at C. E. Reitor Ribamar Carvalho: the use of methodologies in teaching history, Codó-MA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Ciências Humanas/História do Campus de Codó |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MARIA_SANTOS.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 851,51 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.