Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9465
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSANTOS, Maria Madalena Bastos dos-
dc.date.accessioned2025-06-13T17:17:39Z-
dc.date.available2025-06-13T17:17:39Z-
dc.date.issued2025-02-18-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/9465-
dc.description.abstractRESUMO O presente relato mostra as experiências de uma acadêmica em um Programa da Residência Pedagógica (PRP), vivenciadas no período de novembro de 2022 a abril de 2024. Com um grupo de cinco discentes, que foram acompanhados por um professor preceptor – regente na escola campo e um docente orientador. Considerando que apesar dos desafios enfrentados os resultados foram positivos, pois proporcionou um crescimento pessoal e profissional aos residentes. Foi realizada no Centro de Ensino Ribamar Carvalho, localizado na cidade de Codó –MA, bairro Trizidela, em turmas de 1a, 2a e 3a séries do Ensino Médio. Obtidas em um Programa de iniciação à docência (PRP) que integra a um conjunto das ações da Política Nacional de Formação de Professores por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O principal objetivo deste trabalho é relatar as experiências desenvolvidas no programa, com ênfase no planejamento e execução das aulas integradoras de História, promovendo reflexões sobre a prática docente. A metodologia utilizada envolveu a observação, planejamento e execução de aulas, com o uso de diferentes abordagens didáticas. Como resultados, destacam-se o engajamento dos alunos e a melhoria na compreensão dos conteúdos históricos. Conclui-se que a experiência no PRP foi enriquecedora, contribuindo para a formação docente dos participantes. Nesse sentido, esse relato se fundamenta teoricamente e metodologicamente nos seguintes autoras(es): Abud (2003), Lagny (2012), Miskell (2011), Perrenoud (1999), Pimenta e Lima (2006), entre outras(os).pt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectResidência Pedagógica;pt_BR
dc.subjectC. E. Reitor Ribamar Carvalho;pt_BR
dc.subjectMetodologias;pt_BR
dc.subjectEnsino de História;pt_BR
dc.subjectCodó-MA.pt_BR
dc.titleResidência pedagógica no C. E. Reitor Ribamar Carvalho: o uso de metodologias no ensino de história, Codó-MApt_BR
dc.title.alternativePedagogical residency at C. E. Reitor Ribamar Carvalho: the use of methodologies in teaching history, Codó-MApt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciências Humanas/História do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA_SANTOS.pdfTrabalho de Conclusão de Curso851,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.