Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/947
Título: LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL NO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II: o reconto como estratégia de ensino-aprendizagem
Autor(es): Sousa, Karlene Maria de Almeida
Palavras-chave: Leitura e escrita
Gênero textual
Conto e Reconto
Lectura e escritura
Género Textual
Cuento
Recuento
Data do documento: 25-Mai-2016
Resumo: A leitura e a produção textual têm sido tema de muitas discussões entre professores e pesquisadores da área de Língua Portuguesa, que buscam estratégias de ensino significativas. Sabe-se que a leitura e a escrita são de grande importância para o desenvolvimento de alunos, e se bem trabalhadas conseguem modificar o cenário do letramento de cada indivíduo, modificando o processo de construção discursiva e do registro destes discursos. Assim, a presente pesquisa tem por objetivo analisar a produção de textos, o reconto, a partir da leitura do conto, como estratégia para a prática de leitura e escrita a partir de estratégias didáticas voltadas para o trabalho com o gênero textual literário Conto, a partir do trabalho com oficinas, na escola Instituto Educacional “Cônego Nestor de Carvalho Cunha”, em São Bernardo-MA. A metodologia pautou-se na pesquisa aplicada, com revisão bibliográfica, posteriormente a pesquisa de campo realizada com alunos do 8º ano do ensino fundamental II, tendo como corpus as produções textuais (recontos) a partir do gênero conto, a partir de oficinas de Leitura e Produção de Textos do Projeto de Língua Portuguesa do PIBID. O aporte teórico baseou-se nas discussões de Bakhtin (1992; 2003), Marcuschi (2005; 2008), Koch e Elias (2011). As análises dos recontos apresentaram resultados significativos no tocante à leitura e à produção de textos construídos a partir do conto, que tem como produto o ‘reconto’, objeto de análise desta pesquisa. Concluiu-se a partir dos resultados que o conto é um gênero textual literário significativo para a prática de leitura e produção textual, despertando a criatividade a partir da intertextualidade, ativando os conhecimentos preditivos dos envolvidos, o que corrobora para a prática do letramento.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/947
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa do Campus de São Bernardo

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