Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9479
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSABRY, Jessica Maria Costa Veras-
dc.date.accessioned2025-06-18T17:27:01Z-
dc.date.available2025-06-18T17:27:01Z-
dc.date.issued2023-12-18-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/9479-
dc.descriptionABSTRACT: The general objective of this article is to analyze aspects of the structure and use of the textbook Multiversos de Língua Portuguesa, from the New High School, considering the impressions of teachers in the 2nd year of this stage of schooling. To this end, we started with the following guiding question: What are the teaching difficulties and challenges related to the structure and use of the Multiversos de Língua Portuguesa textbook for New High School? Specifically, the objective was to: characterize the structural organization of the textbook Multiversos de Língua Portuguesa; point out positive aspects and possible discrepancies between the contributions of the textbook and the context of contemporary pedagogical practices; show teaching perspectives on the material in question. The research has a qualitative approach, being a field study developed in a state school in Maranhão, using an open questionnaire as a data collection instrument, applied to two teachers. As a theoretical framework, we sought the basis of authors such as: Bakhtin (2010), Batista (2011), Geraldi (1984) and Kato (1986), who deal with dialogical approaches, socio-interactionist, language as action and the psycholinguistic view . The study showed that the textbook Multiversos de Língua Portuguesa presents important didactic guidelines for the teaching of Portuguese, in a way that it contributes significantly to the perspective of teaching in language contextualization practices, however, it still concentrates exclusively school contributions, with exercises based on specific objectives that differ from the real contexts of the public school researched.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO: O presente artigo tem como objetivo geral analisar aspectos de estrutura e utilização do livro didático Multiversos de Língua Portuguesa, do Novo Ensino Médio, considerando as impressões de professores do 2o ano dessa etapa de escolarização. Para tanto, partiu-se da seguinte pergunta norteadora: Quais as dificuldades e desafios docentes relativos à estrutura e à utilização do livro didático Multiversos de Língua Portuguesa do Novo Ensino Médio? Especificamente, objetivou-se: caracterizar a organização estrutural do livro didático Multiversos de Língua Portuguesa; apontar aspectos positivos e possíveis discrepâncias entre os aportes do livro didático e o contexto das práticas pedagógicas contemporâneas; mostrar perspectivas docentes sobre o material em questão. A pesquisa tem abordagem qualitativa, tratando-se de um estudo de campo desenvolvido em uma escola estadual do Maranhão, tendo como instrumento de coleta de dados o questionário aberto, aplicado para dois professores. Como arcabouço teórico, buscou-se o embasamento de autores como: Bakhtin (2010), Batista (2011), Geraldi (1984) e Kato (1986), que tratam sobre as abordagens dialógicas, sócio interacionista, linguagem como ação e a visão psicolinguística. O estudo mostrou que o livro didático Multiversos de Língua Portuguesa apresenta importantes direcionamentos didáticos para o ensino de Português, de modo que contribui significativamente com a perspectiva do ensino em práticas de contextualizações da língua, entretanto, ainda concentra aportes exclusivamente escolares, com exercícios pautados em objetivos pontuais que divergem dos contextos reais da escola pública pesquisada.pt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectlivro didático multiversos de língua portuguesa;pt_BR
dc.subjectperspectivas docentes;pt_BR
dc.subjectpráticas de linguagem.pt_BR
dc.subjecttextbook multiversos de língua portuguesa;pt_BR
dc.subjectteaching perspectives;pt_BR
dc.subjectlanguage practices.pt_BR
dc.titleA estrutura e o uso do livro multiversos de língua portuguesa do novo ensino médio: perspectivas docentespt_BR
dc.title.alternativeThe structure and use of the new high school portuguese language multiverse textbook: teacher perspectivespt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa do Campus de São Bernardo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jessica_Sabry.pdfTrabalho de conclusão de curso1,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.