Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9480
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGOMES, Elenice de Paula-
dc.date.accessioned2025-06-18T17:33:46Z-
dc.date.accessioned2025-06-18T17:35:25Z-
dc.date.accessioned2025-06-18T17:35:54Z-
dc.date.available2025-06-18T17:33:46Z-
dc.date.available2025-06-18T17:35:25Z-
dc.date.available2025-06-18T17:35:54Z-
dc.date.issued2023-12-18-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/9480-
dc.descriptionThis research aims to analyze the genre opinion article in its thematic, stylistic and compositional aspects, in a dialogical perspective, discussing reading strategies and textual production of gender in Basic Education - High School. The genre opinion article belongs to the journalistic-media field and presents in its particularities discursive, ideological and dialogical points, which allow students to incorporate the practice of listening and reading texts linked to the journalistic sphere. In line with the general objective, we delimit three specific objectives: a) to analyze the presence of dialogical relations in the argumentative construction of the opinion article genre. b) reflect on the importance of the various languages and hypertexts present in opinion articles, for the construction of meanings. c) develop a didactic sequence, proposing reading strategies and textual production in high school, having the article of opinion as an object of teaching. The research, regarding the approach, is qualitative, of bibliographic and documentary character. The corpus consists of opinion articles published in newspapers: Correio Braziliense, Grupo Gente Nova and Diário do Centro do Mundo. As a theoretical foundation, we used the studies of Bakhtin (2016), Volóchinov, (2018), Rodrigues (2001), Santos (2018), Lopes-Rossi (2011), Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004), among others. As results achieved, we highlight the presence of dialogical relations as strategies of persuasion, from the resumption of different voices performed by writers in movements of approach, distancing and refutation. We realize that given the multimodal and multisemiotic constitution of texts belonging to the opinion article genre, appropriate reading strategies are necessary to be taught in Basic Education. Based on this perception, the research has as a product, a didactic sequence, which directs the teaching of the opinion article in a contextualized way in the classroom.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO A presente pesquisa tem como objetivo analisar o gênero artigo de opinião em seus aspectos temáticos, estilísticos e composicionais, em uma perspectiva dialógica, discutindo estratégias de leitura e de produção textual do gênero na Educação Básica – Ensino Médio. O gênero artigo de opinião pertence ao campo jornalístico-midiático e apresenta em suas particularidades pontos discursivos, ideológicos e dialógicos, que permitem que os estudantes incorporem a prática da escuta e leitura de textos vinculados à esfera jornalística. Em consonância, ao objetivo geral, delimitamos três objetivos específicos: a) discutir a presença das relações dialógicas na construção argumentativa do gênero artigo de opinião. b) refletir sobre a importância das diversas linguagens e hipertextos presentes nos artigos de opinião, para construção de sentidos. c) elaborar uma sequência didática, propondo estratégias de leitura e produção textual no Ensino Médio, tendo o artigo de opinião como objeto de ensino. A pesquisa, quanto à abordagem, é do tipo qualitativa, de caráter bibliográfico e documental. O corpus é constituído por artigos de opinião publicados nos jornais: Correio Braziliense, Grupo Gente Nova e Diário do Centro do Mundo. Como fundamentação teórica, recorremos aos estudos de Bakhtin (2016), Volóchinov, (2018), Rodrigues (2001), Santos (2018), Lopes-Rossi (2011), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), entre outros. Como resultados alcançados, destacamos a presença de relações dialógicas enquanto estratégias de persuasão, a partir da retomada de diferentes vozes realizadas pelos articulistas em movimentos de aproximação, distanciamento e refutação. Percebemos que dada à constituição multimodal e multissemiótica dos textos pertencentes ao gênero artigo de opinião, são necessárias estratégias de leitura apropriadas para serem ensinadas na Educação Básica. Com base nessa percepção, a pesquisa tem como produto, uma sequência didática, que direciona o ensino do artigo de opinião de forma contextualizada em sala de aula.pt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectgêneros discursivos;pt_BR
dc.subjectartigo de opinião;pt_BR
dc.subjectensino de língua portuguesa;pt_BR
dc.subjectrelações dialógicas.pt_BR
dc.subjectdiscursive genres;pt_BR
dc.subjectopinion article;pt_BR
dc.subjectteaching of portuguese language;pt_BR
dc.subjectdialogical relations.pt_BR
dc.titleUma análise dialógica do gênero artigo de opinião: estratégias de leitura e de produção textual na educação básica – ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeA dialogical analysis of the opinion article genre: reading and textual production strategies in basic education - high schoolpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa do Campus de São Bernardo
TCC de Graduação em Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa do Campus de São Bernardo
TCC de Graduação em Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa do Campus de São Bernardo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Elenice_Gomes.pdfTrabalho de Conclusão de Curso2,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.