Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/9481
Título: | Refletindo sobre a formação docente: uma experiência do PIBID |
Título(s) alternativo(s): | Reflecting on teacher training: a PIBID experience |
Autor(es): | MARQUES, Andriely Sousa |
Palavras-chave: | pibid; formação docente; UFMA; pibid; teacher training; UFMA. |
Data do documento: | 6-Dez-2023 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | Resumo: O presente relato pretende compartilhar uma experiência no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), do curso de Licenciatura em Linguagens e Códigos Língua Portuguesa, do Centro de Ciências de São Bernardo, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), coordenado pela professora Dra. Janine Alessandra Perini. O objetivo foi explorar como as atividades deste programa contribuíram para o desenvolvimento das habilidades pedagógicas e para a integração entre teoria e prática, destacando experiências significativas dentro e fora da sala de aula. Este relatório foi estruturado numa abordagem qualitativa, descritiva e exploratória, partindo do seguinte questionamento: De que maneira a participação no PIBID contribuiu para a construção de uma identidade profissional como futuro docente? Iniciou-se descrevendo as observações etnográficas na escola campo, Escola Municipal Célia Cristina Pereira dos Reis, por meio da inserção no ambiente escolar, com o intuito de compreender a cultura e os comportamentos das pessoas que ali estudam ou trabalham. Em seguida, relatou-se o projeto de regência: “Conhecendo as heranças culturais africanas no maranhão”, visando conhecer e dialogar sobre a cultura afro e sua influência na construção cultural maranhense, fomentando por meio da leitura e da arte à reflexão sobre as questões étnico-racial. Depois apresentamos o segundo projeto, “Contos de Mistério e terror”, que foi aplicado a partir da coleção de “Contos de enganar a morte”, de Ricardo de Azevedo, visando a expansão do repertório literário de forma acessível, abordando temas relevantes e complexos, estimulando a reflexão crítica sobre acontecimentos do dia a dia, adentrando na realidade do aluno. O referencial teórico utilizado foi, principalmente, Freire (1996), Freitas (2004), Silva; Aragão (2012), Munanga (2015) e Pizole; Perin (2013). Como resultado, percebemos que o Pibid oportuniza uma experiência educacional com os alunos da rede pública, o que consequentemente, contribuiu para a formação acadêmica, oferecendo uma preparação na área da docência, além de, fortalecer e valorizar a Educação Básica. |
Descrição: | Abstract: This report aims to share an experience in the Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), of the Licenciatura em Linguagens e Códigos Língua Portuguesa, at the Centro de Ciências de São Bernardo, at the Universidade Federal do Maranhão (UFMA), coordinated by professor Dra. Janine Alessandra Perini. The objective was to explore how the activities of this program contributed to the development of pedagogical skills and the integration between theory and practice, highlighting significant experiences inside and outside the classroom. This report was structured in a qualitative, descriptive and exploratory approach, based on the following question: How did participation in PIBID contribute to the construction of a professional identity as a future teacher? We begin by describing the ethnographic observations at the rural school, Escola Municipal Célia Cristina Pereira dos Reis, through insertion into the school environment, with the aim of understanding the culture and behaviors of the people who study or work there. Then, the regency project was reported: “Getting to know African cultural heritages in Maranhão”, aiming to understand and dialogue about Afro culture and its influence on the cultural construction of Maranhão, encouraging reflection on issues through reading and art. ethnic- racial. Then we present the second project, “Contos de Mistério e terror”, which was applied based on the collection of “Tales of fooling death”, by Ricardo de Azevedo, aiming to expand the literary repertoire in an accessible way, addressing relevant and complex themes , encouraging critical reflection on everyday events, delving into the student's reality. The theoretical framework used was mainly Freire (1996), Freitas (2004), Silva; Aragão (2012), Munanga (2015) and Pizole; Perin (2013). As a result, we realized that Pibid provides an educational experience with public school students, which consequently contributed to academic training, offering preparation in the area of teaching, in addition to strengthening and valuing Basic Education. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/9481 |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa do Campus de São Bernardo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Andriely_Marques.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 787,54 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.