Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/9483
Título: | O gênero comentário online na rede social X (twitter): possibilidades para o ensino de língua materna |
Título(s) alternativo(s): | The online comment genre on the social network X (twitter): possibilities for mother tongue teaching |
Autor(es): | CARVALHO, Erinara Meneses |
Palavras-chave: | comentário online; ensino; gêneros digitais; x (twitter); online comment; teaching; digital genres.; x (twitter). |
Data do documento: | 8-Jan-2024 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | RESUMO A presente pesquisa tem por objetivo compreender o funcionamento social do gênero comentário online sobre notícias na rede social X(Twitter), bem como propor estratégias de leitura e escrita voltadas para o ensino desse gênero na Educação Básica visando o desenvolvimento de habilidades para a formação de um leitor e escritor crítico e ético. Considerando que o comentário online é um espaço que permite a sociedade a liberdade para opinar e se auto-expressar nos questionamos: Qual o funcionamento social do comentário online sobre notícias na rede social X(Twitter) e como pode ser usado como objeto na Educação Básica de modo a contribuir para o desenvolvimento de habilidades de leitura, argumentação crítica e civilidade no espaço digital? A partir do objetivo geral discutiremos os seguintes objetivos específicos: 1) investigar relações dialógicas presentes na construção de sentido do comentário online; 2) Conhecer os aspectos temáticos, estilísticos e composicionais de comentários sobre notícias retiradas da rede social X (Twitter); 3) Elaborar uma proposta de ensino para o gênero comentário online. Como fundamentação teórica faremos uso de Bakhtin (2011;2016), Volóchinov (2018),Cunha (2011;2013), Dudeney (2016), Rojo e Moura (2012;2019), Lopes-Rossi (2006;2011), dentre outros. Diante dos resultados obtidos consideramos de suma importância trabalhar e propor reflexões sobre práticas educativas de leitura e escrita na Educação Básica do gênero comentário online, objetivando formar não apenas o pensamento crítico do aluno, mas também, a sua responsabilidade ética e cidadania digital em ambientes virtuais. Destacamos ainda, a sugestão da proposta de sequência didática que tem como eixo condutor: o gênero comentário online. |
Descrição: | The present research aims to understand the social functioning of the online commentary genre about news on the social network X (Twitter), as well as to propose reading and writing strategies aimed at teaching this genre in Basic Education, aiming to develop skills for formation of a critical and ethical reader and writer. Considering that online commentary is a space that allows society the freedom to give opinions and self-expression, we ask ourselves: What is the social functioning of online commentary on news on the social network X (Twitter) and how can it be used as an object in Basic Education? in order to contribute to the development of reading skills, critical argumentation and civility in the digital space? Based on the general objective, we will discuss the following specific objectives: 1) investigate dialogical relationships present in the construction of meaning in online comments; 2) Know the thematic, stylistic and compositional aspects of comments on news taken from the social network X (Twitter); 3) Prepare a teaching proposal for the online commentary genre. As a theoretical foundation, we will use Bakhtin (2011;2016), Volóchinov (2018),Cunha (2011;2013), Dudeney (2016), Rojo e Moura (2012;2019), Lopes-Rossi (2006;2011), among others . Given the results obtained, we consider it extremely important to work and propose reflections on educational reading and writing practices in Basic Education in the online commentary genre, aiming to form not only the student's critical thinking, but also their ethical responsibility and digital citizenship in virtual environments. . We also highlight the suggestion of the proposed didactic sequence that has as its guiding axis: the online commentary genre. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/9483 |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa do Campus de São Bernardo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Erinara_Carvalho.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 2,55 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.