Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9484
Título: A música como estratégia pedagógica para o ensino de língua portuguesa
Título(s) alternativo(s): Music as a pedagogical strategy for teaching portuguese
Autor(es): CARNEIRO, Gabriel dos Santos
Palavras-chave: música;
estratégia pedagógica;
ensino de língua portuguesa;
music;
pedagogical strategy;
teaching portuguese language.
Data do documento: 1-Dez-2023
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO: No presente trabalho debruço-me sobre uma reflexão na abordagem da utilização da música como estratégia pedagógica objetivando o ensino de língua portuguesa. A pesquisa teve cunho bibliográfico no qual foram feitas análises de livros, artigos e textos afins para uma breve definição e contextualização da música, bem como sua importância no aspecto pedagógico dentro da esfera educacional e sua relação com as sociedades e seus indivíduos ao longo do tempo. Para tanto foram analisados autores como Adorno, (1973), Fonterrada, (2008), Camargo, (2015), entre outros. A música pode ser uma ferramenta eficaz que tem a finalidade de trabalhar o processo de construção e aquisição de conhecimentos que objetivam o domínio de línguas, proporcionando aos alunos elementos que auxiliam na compreensão e assimilação do idioma,
Descrição: Abtract: In this work i focus on a reflection on the approach to using music as a pedagogical strategy aimed at teaching the portuguese lenguage. The research had a bibliographical nature in whitch analyzes of books, articles and related texts were carried out for a brief definition and contextualiziation of music, as well as its importance in the pedagogical aspect within the educational sphere and its relationship whith societies and their individuals over time. To this end, authors such as Adorno, (1973), Fonterrada (2008), Camargo (2015), among others, were analized. Music can be na effective tool that aims to work on the processo f construction and acquisition of knowledge aimed at mastering languages, providing students with elements that help in understanding and assimilating the langage, in addition to making the process of acquiring knowledge more motivating and playful.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/9484
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa do Campus de São Bernardo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gabriel_Carneiro.pdfTrabalho de Conclusão de Curso356,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.