Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9485
Título: Ensino de Língua Portuguesa em contexto multimodal: percepções discentes acerca de um ensino médio desenvolvido na multimodalidade
Título(s) alternativo(s): Teaching Portuguese in a multimodal context: student perceptions about high school education developed in multimodality
Autor(es): LIMA, Pricila Santos Silva
Palavras-chave: ensino de Língua Portuguesa;
contexto multimodal;
percepções discentes;
metodologias de ensino-aprendizagem;
teaching Portuguese Language;
multimodal context;
student perceptions;
teaching-learning methodologies.
Data do documento: 28-Dez-2023
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO: A presente pesquisa se trata de uma pesquisa de campo, na área das Metodologias do Ensino de Língua Portuguesa em Contexto Multimodal na Visão de Alunos do Ensino Médio. O público-alvo escolhido são alunos do 3º ano do Ensino Médio da escola CE Déborah Correia Lima, por meio dos quais se pretendeu-se como objetivo geral, analisar como alunos do Ensino Médio avaliam o ensino de Língua Portuguesa, ocorrido no contexto multimodal experienciado e a relação das metodologias de ensino aprendizagem com o nível de satisfação dos mesmos com o ensino. Para isso, as percepções de nove alunos foram coletadas através do método de entrevista, que depois de terem as respostas tratadas pela metodologia de análise da Análise de Conteúdo, se tornou o corpus da pesquisa a ser dividido em cinco categorias de análise. Preparados os dados para a análise, deu-se sequência a análise dos dados, respaldada em teóricos como Antunes (2003); Libâneo (1990); Bates (2017); Koch e Elias (2008); BNCC (2017); Coscarelli (2020); Vygotsky (1991), dentre muitos outros autores, que trabalham conceitos fundamentais para o desenvolvimento desta pesquisa, como: Ensino de Língua Portuguesa; Competências Linguísticas; Modalidades de Ensino, Didática; Interacionismo, Concepções de Língua, etc. Os resultados obtidos pelo entrelaçamento dos dados-interpretação-teoria, respondem aos objetivos dizendo que os alunos não aprovaram a experiência na multimodalidade, nem como oportunidade para desenvolverem uma capacidade de estudante protagonista. O que os alunos avaliaram como realmente proveitoso dessa experiência, foi o retorno a modalidade presencial, pela eficiência das metodologias ativas e interacionistas em fomentarem a construção conjunta de saber enciclopédico__ ABSTRACT: The current research is an ethnographic research, belonging to the major area of Portuguese Language Teaching Methodologies in a Multimodal Context Through High School Students Perspective. The student’s sample chosen is formed for senior High School students from a local school called CE Déborah Correia Lima, intending as main objective to analyze how High School students evaluate the teaching of Portuguese language, occurred in a multimodal context experienced and which relation the teaching-learning methodologies stand with students’ level of satisfaction about the learning process. Pursuing this aim, nine students were invited to share their perceptions by interviewing collect method, which after being filtered by the Content Analysis procedures, became this research corpus to be divided into five categories of analysis. Once the data was ready to be analyze, we proceed to the analysis step, being supported by theorists such as Antunes (2003); Libâneo (1990); Bates (2017); Koch & Elias (2008); BNCC (2017); Coscarelli (2020); Vygotsky (1991) and many other authors, whose conceptual work was essential for the development of this research, considering concepts as: Portuguese Language Teaching; Linguistic competences; Teaching Modalities, Didactics; Interactionism, Conceptions of Language, etc. The results reached by the interweaving of data-interpretation-theory respond to the objectives, saying that the students didn’t approve the experience in multimodality, nor as an opportunity to develop their capacity of protagonist students. What the students considered as really beneficial about this experience was the return to the presential modality, due to the efficiency of active and interactionist methodologies in promoting the joint construction of encyclopedic knowledge.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/9485
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa do Campus de São Bernardo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PRICILA_SANTOS_SILVA_LIMATrabalho de Conclusão de Curso2,37 MBUnknownVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.