Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/9486
Título: | O trabalho com o gênero notícia online a partir das perspectivas dos multiletramentos, na educação de alunos surdos na EJAI, um estudo de caso em São Bernardo. |
Título(s) alternativo(s): | Working with the online news genre from the perspective of multilingualism in the education of deaf students in the EJAI, a case study in São Bernardo. |
Autor(es): | MELO, Gabriele Araújo |
Palavras-chave: | multiletramentos; notícia online; libras; surdos; EJAI; multiliteracies; online news; pounds; deaf; EJAI; |
Data do documento: | 19-Dez-2023 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | RESUMO: Esta pesquisa se debruçou sobre o trabalho com o gênero Notícia Online, a partir das perspectivas dos Multiletramentos, para a aquisição da Libras por alunos surdos frequentes na Educação de Jovens, Adultos e Idosos, objetivando investigar a importância dos multiletramentos na aquisição da Libras por alunos surdos frequentes na educação de jovens, adultos e idosos (EJAI). Para viabilizá-la, a metodologia caracterizou-se como aplicada, de natura qualitativa, a partir de um estudo de caso, tendo como lócus uma escola de educação básica, de ensino fundamental II, localizada no município de São Bernardo-MA. O corpus foi composto por três alunos surdos, uma professora e um tradutor-intérprete de Libras, cujas respostas foram obtidas através da aplicação de entrevistas, oficina e observação etnográfica da realidade escolar, precedida de revisão bibliográfica da área. Para tanto, recorremos às discussões de Alves (2021), Audrei (2009), Cirilo (2022) entre outros. Conclui-se, portanto, que o trabalho com o gênero notícia online, no contexto da EJAI, potencializa a aquisição e o desenvolvimento da Libras paralelamente ao desenvolvimento de outras habilidades como a percepção visual, considerando a modalidade viso-espacial da Libras. |
Descrição: | ABSTRACT: This research focused on working with the Online News genre, from the perspectives of Multiliteracies, for the acquisition of Libras by deaf students frequent in Youth, Adult and Elderly Education, aiming to investigate the importance of multiliteracies in the acquisition of Libras by students frequent deaf people in the education of young people, adults and the elderly (EJAI). To make it viable, the methodology was characterized as applied, qualitative in nature, based on a case study, having as its locus a basic education school, elementary school II, located in the municipality of São Bernardo-MA. The corpus was composed of three deaf students, a teacher and a Libras translator- interpreter, whose answers were obtained through interviews, workshops and ethnographic observation of the school reality, preceded by a bibliographic review of the area. To do so, we resorted to discussions by Alves (2021), Audrei (2009), Cirilo (2022) among others. It is concluded, therefore, that working with the online news genre, in the context of EJAI, enhances the acquisition and development of Libras in parallel with the development of other skills such as visual perception, considering the visual-spatial modality of Libras. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/9486 |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa do Campus de São Bernardo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
GABRIELE_MELO.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 1,18 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.