Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9487
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLOPES, Giovanna Cavalcante-
dc.date.accessioned2025-06-18T18:04:31Z-
dc.date.available2025-06-18T18:04:31Z-
dc.date.issued2023-12-14-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/9487-
dc.descriptionABSTRACT: The article's general objective is to analyze aspects of the process of training readers in Basic Education, with a focus on High School, from the students' perspective on the importance of reading in their social environment, starting from the following problem question: what is the vision of high school students about the importance of reading in their social environment? Specifically, the objective was: to characterize reading as an interdisciplinary object; identify the impressions of 2nd year high school students about the importance of reading; relate reading to students' social practice, showing its relevance in school education and life. The main authors who supported this research were Koch and Elias (2011), Souza (2015) and Freire (1989). This is a qualitative research, applied to students in the 2nd year of high school at a public school in the State of Maranhão, using an open questionnaire as an instrument. The research showed that, although students are aware of the importance and need for reading in their lives, they are still unable to use it as a social practice that takes place in the exercise of their citizenship, therefore,pt_BR
dc.description.abstractRESUMO O artigo tem como objetivo geral analisar aspectos sobre o processo de formação de leitores na Educação Básica, com foco no Ensino Médio, a partir da visão de estudantes sobre a importância da leitura em seu meio social, partindo da seguinte questão problema: qual a visão dos estudantes do Ensino Médio sobre a importância da leitura em seu meio social? Especificamente, objetivou-se: caracterizar a leitura como objeto interdisciplinar; identificar as impressões de estudantes do 2° ano do Ensino Médio sobre a importância da leitura; relacionar a leitura à prática social dos alunos, mostrando sua relevância na formação escolar e para vida. Os principais autores que embasaram essa pesquisa foram Koch e Elias (2011), Souza (2015) e Freire (1989). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, aplicada a alunos do 2° ano do Ensino Médio de uma escola pública do Estado do Maranhão, tendo como instrumento um questionário aberto. A pesquisa mostrou que, embora os educandos tenham consciência da importância e necessidade da leitura em suas vidas, ainda não conseguem tê-la como prática social que se processa no exercício de suapt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectensino médio;pt_BR
dc.subjectleitores;pt_BR
dc.subjectleitura;pt_BR
dc.subjectprática social;pt_BR
dc.subjecthigh school;pt_BR
dc.subjectreaders;pt_BR
dc.subjectreading;pt_BR
dc.subjectsocial practice.pt_BR
dc.titleA importância da leitura na formação de alunos leitores: perspectivas de estudantes do 2° ano do ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeThe importance of reading in the formation of student readers: perspectives of 2nd year high school studentspt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa do Campus de São Bernardo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GIOVANNA_LOPES.pdfTrabalho de Conclusão de Curso146,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.