Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/9488
Título: | A integração entre ensino, pesquisa e extensão na formação docente do profissional de língua portuguesa |
Título(s) alternativo(s): | The integration of teaching, research and extension in the training of portuguese language professionals |
Autor(es): | SILVA, Jerlane Santos |
Palavras-chave: | pibid; monitoria; projeto de extensão; grupo de estudo; UFMA; pibid. monitoring; extension project; study group; UFMA. |
Data do documento: | 6-Dez-2023 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | RESUMO Esse artigo tem como objetivo geral relatar experiências na formação docente e específicos apresentar alguns projetos de ensino, pesquisa e extensão do curso de Linguagens e Códigos Língua Portuguesa, da UFMA e refletir sobre sua integração e indissociabilidade. Para tais reflexões, foram utilizados autores como: Duarte (2008), Munanga (2010; 2023), Toquetti e Andrade (2023), Saviani (2012) e Vigotski (2001). Como resultado, consideramos que a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão deve estar interligada e se complementar mutuamente, ou seja, deve estar em constante ligação formando um sistema integrado e coerente. Essa ligação não apenas beneficia os estudantes, que recebem uma educação completa, articulando teoria e prática, mas também a sociedade como um todo, que se beneficia do conhecimento gerado e aplicado pelas Instituições de Ensino Superior. |
Descrição: | This article has the general objective of reporting experiences in teacher training and the specific objective of presenting some teaching, research and extension projects for the Portuguese Language Language and Codes course at UFMA and reflecting on their integration and inseparability. For such reflections, authors such as: Duarte (2008), Munanga (2010; 2023), Toquetti and Andrade (2023), Saviani (2012) and Vigotski (2001) were used. As a result, we consider that the inseparability between teaching, research and extension must be interconnected and mutually complementary, that is, it must be in constant connection forming an integrated and coherent system. This connection not only benefits students, who receive a complete education, articulating theory and practice, but also society as a whole, which benefits from the knowledge generated and applied by Higher Education Institutions. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/9488 |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa do Campus de São Bernardo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Jerlane_Silva.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 546,81 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.