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http://hdl.handle.net/123456789/9489
Título: | Fanfic: prática de leitura e escrita na formação de leitores e escritores |
Título(s) alternativo(s): | Fanfic: reading and writing practice in the training of readers and writers |
Autor(es): | LIMA, Maria Oneida Almeida |
Palavras-chave: | gêneros digitais; fanfic; leitura e escrita; ensino; letramento literário e digital; digital genres; fanfic; reading and writing; teaching; literary and digital literacy. |
Data do documento: | 9-Jan-2024 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | RESUMO: Considerando as mudanças ocorridas na contemporaneidade com os avanços tecnológicos, percebemos o surgimento de novas formas de comunicação e interação, por meio das mídias digitais. Devido a isso surgem novos gêneros discursivos, diferentes formas de ler e escrever no espaço digital. Pensar a noção de gênero na perspectiva bakhtiniana, é levar em conta seu caráter sócio-histórico, as diferentes formas e funções a depender da esfera/campo de atividade humana em que o gênero circula. É nesse contexto de inovações tecnológicas que surge o gênero fanfic, histórias criadas por fãs. De acordo com Vargas (2005) o termo fanfiction resulta da fusão de duas palavras do inglês, “fan” e “fiction” que designa uma história fictícia, derivada de um determinado trabalho ficcional pré-existente, escrita por um fã daquele original, podendo ser livros, filmes, animes/mangás, séries etc. Esta pesquisa tem como objetivo geral investigar como o gênero fanfic se constitui dialogicamente em ambientes virtuais, bem como, discutir sua importância para o letramento literário e digital na formação de leitores e escritores da Educação Básica. Como desdobramento do objetivo geral, temos: a) pesquisar em ambientes virtuais o gênero fanfic em seus aspectos dialógicos, tanto intertextuais, quanto interdiscursivos; b) investigar o uso do gênero fanfic enquanto objeto de ensino na Educação Básica; c) elaborar uma sequência didática, discutindo a importância deste gênero como possibilidade de letramento literário nas práticas de leitura e escrita no espaço escolar. Com isso, a pesquisa parte do seguinte questionamento: Como o gênero fanfic se constitui dialogicamente em ambientes virtuais e qual sua importância para o letramento literário na formação de leitores e escritores da Educação Básica? A pesquisa caracteriza-se por uma abordagem quali-quantitativa, de caráter bibliográfico e documental. Utilizamos como corpus fanfics retiradas da plataforma wattpad. Utilizamos como instrumento de coleta de dados questionários feitos a alunos e professores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. A metodologia também contempla a elaboração de uma sequência didática, enquanto proposta de intervenção. Como apoio teórico destacamos: Vargas (2005), Bakhtin (2016), Xavier (2008), Rojo (2009), Zacharias (2016), Koch e Elias (2008), Félix (2008), Cosson (2009), Silva (2020), dentre outros autores. Sobre os resultados da pesquisa, constatamos que embora os professores conheçam o gênero fanfic, eles não o utilizam como objeto de ensino. Verificamos, ainda, que há um campo amplo de pesquisa sobre a fanfic a ser explorado, no que se refere às práticas de leitura e de escrita. Apesar das dificuldades no que diz respeito aos meios tecnológicos é possível trabalhar o gênero fanfic como objeto de ensino em sala de aula, promovendo o letramento literário e digital. Além disso, consideramos que a presente pesquisa contribuirá com a comunidade acadêmica, ampliando conhecimentos e servindo como auxílio para futuras pesquisas para o ensino desse gênero, promovendo o letramento literário e digital na Educação Básica.___ABSTRACT: Considering the changes that have taken place in contemporary times with technological advances, we have seen the emergence of new forms of communication and interaction through digital media. As a result, new discursive genres and different ways of reading and writing have emerged in the digital space. Thinking about the notion of genre from a Bakhtinian perspective means taking into account its socio-historical character, the different forms and functions depending on the sphere/field of human activity in which the genre circulates. It is in this context of technological innovations that the genre of fanfic, stories created by fans, emerges. According to Vargas (2005), the term fanfiction results from the fusion of two English words, "fan" and "fiction", which designates a fictional story, derived from a certain pre-existing fictional work, written by a fan of the original, which can be books, films, anime/manga, series, etc. The general aim of this research is to investigate how the fanfic genre is dialogically constituted in virtual environments, as well as to discuss its importance for literary and digital literacy in the training of readers and writers in Basic Education. As a result of the general objective, we have: a) researched the fanfic genre in virtual environments in its dialogical aspects, both intertextual and interdiscursive; b) investigated the use of the fanfic genre as a teaching object in Basic Education; c) developed a didactic sequence, discussing the importance of this genre as a possibility for literary literacy in reading and writing practices in schools. With this in mind, the research is based on the following question: How is the fanfic genre dialogically constituted in virtual environments and what is its importance for literary literacy in the formation of readers and writers in Basic Education? The research is characterized by a qualitative-quantitative approach, of a bibliographical and documentary nature. We used fanfics taken from the Wattpad platform as a corpus. We used questionnaires from primary and secondary school students and teachers as a data collection tool. The methodology also includes the development of a didactic sequence as a proposed intervention. As theoretical support we highlight: Vargas (2005), Bakhtin (2016), Xavier (2008), Rojo (2009), Zacharias (2016), Koch and Elias (2008), Félix (2008), Cosson (2009), Silva (2020), among other authors. Regarding the results of the research, we found that although teachers are familiar with the fanfic genre, they don't use it as a teaching object. We also found that there is a broad field of research on fanfic to be explored, in terms of reading and writing practices. Despite the difficulties regarding technological means, it is possible to work with the fanfic genre as a teaching object in the classroom, promoting literary and digital literacy. In addition, we believe that this research will contribute to the academic community, expanding knowledge and serving as an aid for future research into the teaching of this genre, promoting literary and digital literacy in Basic Education. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/9489 |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa do Campus de São Bernardo |
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MARIA_ONEIDA_ALMEIDA_LIMA.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 2,7 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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