Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9490
Título: Processos formativos e práticas professorais no programa
Título(s) alternativo(s): Training processes and teaching practices in the program
Autor(es): SILVA, Maria Eduarda Assunção
Palavras-chave: dificuldades;
construção;
identidade;
professor;
residência pedagógica;
profissionalização;
difficulties;
construction;
identity;
teacher;
pedagogical residency;
professionalization.
Data do documento: 22-Dez-2023
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO: O presente artigo trata sobre a formação e profissionalização docente a partir de vivências práticas no Programa Residência Pedagógica– PRP, com enfoque nos desafios do processo de construção da identidade docente de licenciandos/residentes. O objetivo geral é analisar a visão de licenciandos que atuam no PRP/Língua Portuguesa, enfocando o processo de constituição da identidade docente e da profissionalização. Têm-se como objetivos específicos: identificar os desafios que os licenciandos/residentes enfrentam no processo de construção de sua identidade docente; descrever aspectos do processo formativo no PRP e suas contribuições para a profissionalização docente; refletir sobre a profissionalização docente a partir de práticas vividas PRP. A Pesquisa é de abordagem qualitativa e tem como caracterização o estudo de campo, o instrumento utilizado para essa investigação foi a aplicação de questionário para três residentes tendo como problematização o seguinte questionamento: “A dificuldade que Licenciandos/Residentes tem em construir sua identidade docente e ter uma formação contínua”. Os principais autores que fundamentaram esta pesquisa foram Romanowski (2007), Imbernón (2011), Pimenta e Lima (2017) Freire (1996). Conforme a pesquisa realizada, nota-se que o contexto educacional dentro de sala de aula implica diretamente na construção da identidade docente e que é essencial a comunicação entre residente, professor-preceptor e docente orientador. Esse processo de formação de professores não se limita aos contextos de sala, mas também à subjetividade do indivíduo em sua constituição professoral.__ ABSTRACT: This article deals with teacher training and professionalization based on practical experiences in the Pedagogical Residency Program– PRP, focusing on the challenges of the process of constructing the teaching identity of undergraduates/residents. The general objective is to analyze the vision of undergraduates who work in the PRP/Portuguese Language, focusing on the process of constitution of the teaching identity and professionalization. The specific objectives are: to identify the challenges that undergraduates/residents face in the process of constructing being a teacher, that is, their teaching identity; describe aspects of the training process in the PRP and its contributions to teacher professionalization; reflect on the professionalization of teachers based on the practices of undergraduate students in the PRP. The research has a qualitative approach and is characterized by the field study, the instrument used for this investigation was the application of a questionnaire to three residents, having as a problematization the following question: "The difficulty that Undergraduates/Residents have in building their teaching identity and having a continuous training." The main authors who supported this research were Romanowski (2007), Imbernón (2011), Pimenta e Lima (2017) and Freire (1996). According to the research carried out, it is noted that the educational context within the classroom directly implies the construction of the teacher's identity and that communication between resident, teacher-preceptor and faculty advisor is essential. This process of teacher education is not limited to classroom contexts, but also to the subjectivity of the individual in his or her teacherial constitution.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/9490
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa do Campus de São Bernardo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria_Eduarda_Assunção_Silva.pdfTrabalho de Conclusão de Curso257,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.