Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/9491
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCARVALHO, Karoline Maria Pereira-
dc.date.accessioned2025-06-18T19:06:47Z-
dc.date.available2025-06-18T19:06:47Z-
dc.date.issued2023-12-18-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/9491-
dc.description.abstractRESUMO: O presente artigo contempla reflexões sobre manifestações de preconceito linguístico na sala de aula, a partir de vivências com alunos do 1º ano do Ensino Médio de uma escola estadual do Maranhão. O objetivo geral é analisar as manifestações de preconceito linguístico na sala de aula, a partir da realidade de uma turma de 1º ano do Ensino Médio. Os objetivos específicos são: identificar manifestações de preconceito linguístico em sala de aula; discutir os impactos do preconceito linguístico a partir da realidade de alunos do 1º ano do Ensino Médio; refletir sobre os efeitos do preconceito linguístico nos processos de ensino e aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na modalidade estudo etnográfico, tendo como técnica uma oficina pedagógica e a observação participante, e como instrumento o questionário aberto, aplicado a cinco alunos e uma professora. O embasamento teórico foi feito a partir de autores como Antunes (2004; 2007), Bagno (1999; 2004; 2006;), Cagliari (2000), Geraldi (1997), entre outros. O estudo mostrou que na sala de aula ocorrem, com frequência, manifestações de preconceito linguístico, em que alunos falantes de determinadas variedades linguísticas sofrem rígidas correções pelo jeito que falam, o que possivelmente pode interferir em seu desenvolvimento cognitivo e no desempenho nas aulas de Língua Portuguesa.__ABSTRACT: This article includes reflections on linguistic prejudice in the classroom, based on experiences with 1st year high school students at a state school in Maranhão, Brazil. The general objective is to analyze the manifestations of linguistic prejudice in the classroom, concerning the reality of such students. The specific objectives are: to identify manifestations of linguistic prejudice in the classroom; to discuss the linguistic prejudice impacts on the reality of 1st year high school students; and to reflect on the linguistic prejudice effects on teaching and learning processes. This is a qualitative research, in the ethnographic study modality, using a pedagogical workshop and participant observation as techniques and an open questionnaire as an instrument to generate data, having five students and a teacher as participants. The theoretical basis concerns authors such as Antunes (2004; 2007), Bagno (1999; 2004; 2006;), Cagliari (2000), Geraldi (1997), among others. The study indicated that linguistic prejudice manifestations frequently occur in the classroom, in which students who speak certain linguistic varieties suffer rigid corrections for the way they speak, which could possibly interfere with their cognitive development and performance in language classes. Portuguese.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectlíngua;pt_BR
dc.subjectpreconceito linguística;pt_BR
dc.subjectvariação linguística;pt_BR
dc.subjectlanguage;pt_BR
dc.subjectlinguistic prejudice;pt_BR
dc.subjectlinguistic variation.pt_BR
dc.titleManifestações de preconceito linguístico na sala de aula: conflitos edilemas em análisept_BR
dc.title.alternativeManifestations of linguistic prejudice in the classroom: conflicts and dilemmas under analysispt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa do Campus de São Bernardo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KarolineMariaPereiraCarvalho.pdfTrabalho de Conclusão de Curso809,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.